06/12/2013

Na última avaliação, 12 foram consideradas ótimas e 10 como boas

Ministério da Saúde avalia qualidade das unidades de saúde de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A qualidade do atendimento prestado pelas 24 unidades de Saúde da Família de Resende está sendo avaliada nesta semana por técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública, escolhida pelo Ministério da Saúde para verificar as unidades de saúde cadastradas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Em 2011, a Prefeitura aderiu ao programa do governo federal, cadastrando 22 equipes, que recebiam mensalmente R$ 1.700, totalizando R$ 37.400. Em agosto de 2012, esse valor total passou para R$ 198 mil, graças ao resultado obtido pelas unidades de Resende na avaliação do ministério, realizada em julho do ano passado.

Das 22 unidades cadastradas inicialmente, 12 foram classificadas como ótimas e dez como boas. As equipes avaliadas como ótimas passaram a receber R$ 11 mil por mês. Para as equipes boas, os repasses são de R$ 6.600 por mês. Os postos de Saúde da Família da Liberdade e da Nova Alegria, inaugurados no ano passado, foram incluídos no PMAQ em agosto deste ano e passam agora pela primeira avaliação.

- Estamos extremamente confiantes em melhorar o resultado do ano passado, que já mostrava que a atenção básica do município está no caminho certo. A qualidade da saúde passa pela organização do serviço pelas equipes das unidades, pelo acolhimento dado aos usuários, pelos medicamentos, que não faltam mais nos postos de saúde - destacou o Prefeito José Rechuan.

Os técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública observam, entre outros critérios, a infraestrutura dos módulos, equipamentos disponíveis, disponibilidade de medicamentos, processo de trabalho das equipes. Além disso, a equipe visita os pacientes atendidos pelo Programa Saúde da Família para analisar a satisfação dos usuários.

Segundo o Ministério da Saúde, 10% da nota de certificação é determinada pelos instrumentos autoavaliativos; 20% da nota é baseada nos desempenhos obtidos em 24 indicadores de saúde; enquanto que 70% da nota é resultado dos padrões de qualidade verificados in loco.

Em Resende, a Prefeitura transfere os valores recebidos por meio do PMAQ para as equipes básicas de Saúde da Família, além de implementar ações nos postos de saúde, sempre com o objetivo de melhorar o serviço.

Segundo a superintendente de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, a Secretaria de Saúde entende que o repasse às equipes é uma forma de estímulo e de valorização dos profissionais. Além disso, a medida tem como finalidade garantir o comprometimento de toda a equipe das unidades do Programa Saúde da Família em melhorar a qualidade do atendimento prestado à população.

Palavras chaves: SAÚDE