06/01/2012

Ministério da Saúde aprova plano da Prefeitura contra dengue

Volume de verbas no combate à doença é ampliado

Ministério da Saúde aprova plano da Prefeitura contra dengue

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O Ministério da Saúde aprovou o Plano de Contingência para a Dengue 2011-2012 de Resende, que foi elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, o Município vai receber 20 por cento a mais nos valores repassados normalmente pelo Ministério ao Serviço de Vigilância e Promoção em Saúde da Prefeitura de Resende. Isso representará a transferência de mais cerca de R$ 118 mil. O Plano de Contingência para a Dengue da Prefeitura de Resende prevê o planejamento de todas as ações visando à prevenção e redução dos casos da doença no Município. O documento inclui a qualificação dos profissionais que trabalham diretamente no combate a dengue. Na semana passada, 30 funcionários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) participaram de uma capacitação sobre controle químico do vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Eles receberam as instruções teóricas dos técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e, na próxima semana, vão ter acesso ao aprendizado prático. Segundo a diretora do Serviço de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, o objetivo do curso é orientar os servidores do CCZ de Resende a respeito do novo produto químico para aplicação nos focos encontrados. Os 73 agentes sanitários do CCZ que atuam no trabalho de inspeções aos imóveis do Município durante todo o ano (foto) também vão participar, de 9 a 12 de janeiro, de uma qualificação coordenada pelo Governo do Estado. Já os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de todas as unidades de saúde da Prefeitura, incluindo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), receberam as orientações do médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Marco Antônio de Carvalho, quanto à realização de notificações, acolhimento, conduta de diagnóstico e terapêutica de pacientes com suspeita de dengue.
Palavras chaves: REFORÇO NA PREVENÇÃO