Fazenda

07/11/2013

Microempreendedores participam de uma série de palestras em Resende

Capacitação gratuita é uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae

Microempreendedores participam de uma série de palestras em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através das Secretarias de Fazenda e de Comércio, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), vem promovendo uma série de palestras divulgando cursos de capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI), que começam a ser realizados neste mês. O primeiro encontro reuniu microempresários da região da Grande Alegria, e o próximo acontece na próxima terça-feira, dia 12, para a região do Paraíso, na Escola Governador Roberto da Silveira, a partir das 19 horas.

- Por mês temos uma média de 200 novos microempreendedores individuais, e através destas palestras estamos informando e contribuindo para capacitação, para que melhorem seus negócios e tenham ainda mais sucesso profissional - comenta a subsecretária de Fazenda, Norma Chaffin.

Nas palestras, ministradas pelo coordenador do Sebrae Resende, Jaime Souza Filho, são apresentadas informações sobre a necessidade de capacitação constante e os cursos gratuitos que estão à disposição de todos. O primeiro encontrou reuniu cerca de 90 microempreendedores, e estes, participam no próximo dia 19, no Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, em três horários (9 horas, 14 horas ou 19 horas), do curso ‘Sei Vender'.

- A dinâmica é sempre esta, primeiro realizamos a palestra apresentado cada um dos cursos, o que isso pode beneficiá-los, e em seguida, são feitas as inscrições para os cursos que acontecem num curto espaço de tempo e que têm duração de três horas - explica Norma, destacando que o projeto percorrerá outras regiões da cidade.

MICROEMPREENDEDOR - O MEI é um sistema instituído pelo Governo Federal que, em parceria com as prefeituras, permite que um trabalhador saia da informalidade legalizando sua atividade econômica. Para a subsecretária de Fazenda, Norma Chaffin, a grande adesão dos moradores ao projeto deve-se ao trabalho de comunicação feito para esclarecer ao trabalhador as vantagens de se trabalhar de forma legalizada.

Entre os benefícios dos trabalhadores cadastrados via MEI, a subsecretária destaca a isenção de taxa de registro, menor burocracia, cobertura previdenciária para o empreendedor e para sua família (como auxílio-doença, aposentadoria por idade após carência, salário-maternidade e pensão) e facilidades para adquirir linhas de financiamentos bancários.

- Para o trabalhador a formalização traz a tranquilidade para o exercício de sua atividade com garantia de vários benefícios, garantindo inclusive a expansão de seu negócio. Para o Município é a certeza do estímulo do desenvolvimento econômico - explica Norma.

O trabalhador que quiser aderir ao MEI deve procurar o DAT (Departamento de Arrecadação Tributária), onde seu cadastro no MEI será realizado. O setor funciona no Centro Administrativo da Beira Rio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Palavras chaves: ECONOMIA