13/01/2012

Mesmo em férias, estudantes participarão de ações contra a dengue

Prefeitura vai aos bairros reforçar orientações sobre a doença

Mesmo em férias, estudantes participarão de ações contra a dengue

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Durante a realização das atividades do “Programa Recreio nas Férias”, que acontecerá de 23 a 27 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar junto aos estudantes das escolas municipais as informações sobre as medidas de prevenção contra a dengue.

O Programa Recreio nas Férias será promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Eventos e Integração.

Os ensinamentos práticos transmitidos aos alunos acontecerão através de um laboratório (foto)que será montado nos seguintes pólos do Recreio nas Férias: Parque do Tobogã (Alvorada), Parque Paraíso, Escola Municipal Júlio Verne (Vila Vicentina II), CIEP Jorge Miguel Jaime (Toyota) e Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos).

Por meio desta iniciativa, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a doença e o mosquito transmissor.

Haverá ainda uma gincana entre os pólos do projeto para arrecadação de material reciclável que acumule água parada. Entre os prêmios da gincana, estarão bicicleta, máquina fotográfica e relógio, para os campeões.

Outra atividade educativa de prevenção contra a dengue promovida este mês pela Secretaria Municipal de Saúde será a retomada do roteiro de palestras com profissionais de saúde.

Desta vez, o primeiro bairro a ser beneficiado será a Fazenda da Barra II. O evento acontecerá nesta terça-feira, dia 17, às 19 horas, no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, com sorteio de brinde aos participantes. O encontro é aberto a todos os moradores.

Já na quarta-feira, dia 18, a palestra acontece na Escola Municipal Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), também às 19 horas.

Segundo a diretora de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas, “o objetivo destes encontros é conscientizar e mobilizar os moradores para que eles adotem medidas visando impedir a formação de focos do mosquito transmissor da doença”.

Ela lembra a campanha lançada no ano passado pelo Governo do Estado, cujo tema é “Dez Minutos contra a Dengue”.

-  Bastam dez minutos por semana para as pessoas verificarem se nos quintais e dentro de suas residências existe acúmulo de água parada. Havendo esta situação, é preciso eliminar imediatamente todos os recipientes. Outras medidas necessárias são manter a caixa d'água sempre vedada e virar os baldes com a boca para baixo, entre outras ações – ressaltou.

Os bairros que tiverem interesse podem ainda agendar a visita dos profissionais da Secretaria de Saúde para informar e esclarecer dúvidas da população. A marcação deve ser feita através do telefone 3360-5066.

Palavras chaves: SAÚDE