31/10/2012

Merenda escolar servida nas escolas de Resende tem 98,7% de aprovação dos estudantes

Desde 2009, Prefeitura implementou mudanças para melhorar cardápio da merenda

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Resende, entre os meses de maio e setembro de 2012, constatou que 98,7% dos estudantes da rede municipal aprovam a merenda escolar servida.

De acordo com a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana Azevedo, o teste de aceitabilidade foi realizado em 41 unidades escolares, sendo 15 de ensino fundamental, cinco de educação infantil, 13 da zona rural e oito creches. Esse quantitativo corresponde a 75,4% das unidades escolares. Ao todo, foram entrevistados 3.205 estudantes.

Ainda de acordo com a nutricionista, o método de pesquisa adotado pela Secretaria Municipal de Educação é indicado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), além de ser o de mais fácil entendimento das crianças pequenas, já que o teste é realizado também em creches e na educação infantil.

Durante a realização do levantamento, os estudantes responderam à pergunta "O que você achou da merenda?", assinalando as seguintes opções: ótimo, bom ou ruim. Com as crianças do berçário, o índice de rejeição do alimento foi usado como base para a pesquisa.

No segundo semestre do ano passado esse mesmo teste foi aplicado em 30 unidades de ensino, e o resultado apontou que 97% dos estudantes aprovavam a merenda escolar servida. O número de unidades pesquisadas correspondeu a 55% das unidades escolares do Município. Visando oferecer aos estudantes uma alimentação mais saudável nas escolas, a Prefeitura de Resende desde o ano de 2009 vem implementando mudanças no cardápio da merenda.

A nutricionista Fabiana de Azevedo contou que desde 2009 alimentos artificiais foram retirados do cardápio, como por exemplo, o xarope de groselha, o suco de fruta artificial e a bebida láctea artificial, que foram substituídos por produtos mais saudáveis e naturais como: suco de polpa de frutas, o suco de fruta natural (para as creches) e o iogurte.

Já o leite em caixinha (UHT) substituiu o leite em pó e o cardápio passou a contar com mais carnes. Além disso, legumes e verduras que antes estavam presentes no prato das crianças duas ou três vezes por semana passaram a fazer parte todos os dias da refeição.

- Este ano, uma das mudanças que fizemos no cardápio foi acrescentar o pãozinho com queijo no lanche. Notamos que a medida está fazendo sucesso entre os estudantes - disse Fabiana.

A merenda escolar de Resende é servida pela empresa terceirizada Nutriplus, cujo contrato foi renovado este ano. A supervisão da merenda fica a cargo do setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação, que realiza visitas periódicas às escolas para observar a qualidade da merenda preparada. A equipe fiscaliza desde a higiene pessoal das merendeiras até a organização dos insumos, o prazo de validade dos produtos e a higiene da cozinha, entre outros itens.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO