26/01/2015
Mega Operação de Combate à Dengue vistoria mais de 8 mil imóveis no fim de semana
Ação contou com mais de 500 pessoas entre funcionários da Prefeitura e militares da AMAN
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Prefeitura realizou neste fim de semana um Mega Mutirão de Combate à Dengue na Região da Grande Alegria. De acordo com balanço divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 26 de janeiro, pela Superintendência de Vigilância em Saúde, as equipes percorreram 8.120 imóveis para vistoriar a incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. Nestes locais foram coletadas 119 amostras de larvas, sendo que 77 amostras deram positivo para o mosquito.
A ação aconteceu no sábado, dia 24, e domingo, 25, e contou com a participação de mais de 500 pessoas entre militares da AMAN (Academia Militar das Agulhas negras), vigilantes sanitários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e funcionários de outras secretarias, como a de Serviços Públicos.
Durante a operação, com o apoio da Polícia Militar, os vigilantes entraram em 33 imóveis que estavam fechados, sem moradores ou em que os moradores se recusaram a receber as equipes e passar pela vistoria.
Para isso, foi utilizada a liminar concedida na tarde de quarta-feira, 21, pela 1ª Vara Cível, em desfavor dos proprietários de imóveis desabitados e fechados, abandonados ou com o acesso não permitido pelo morador, como medida de combate à dengue no município.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos retiraram, nos dois dias, 223 caminhões de entulho na Grande Alegria. A ação prossegue durante esta semana para atender as regiões que não foram cobertas no fim de semana. Serão realizadas vistorias nos bairros: Elite, Vila Santa Isabel, Campo da Aviação, Jardim Primavera, Toyota, Morada do Contorno, Vila Alegria, Baixada da Olaria, Itapuca e Morada da Felicidade.
Dentro do Mega Mutirão de Combate à Dengue, a Prefeitura também vem limpando terrenos baldios na Região da Grande Alegria. No balanço fechado dos dois primeiros dias de ação da Secretaria de Serviços Públicos - dias 22 e 23 de janeiro - foram limpos 409 terrenos, onde retiraram 83 caminhões e 34 caminhonetes de entulho. Os proprietários de casas e terrenos abandonados estão sendo multados e a limpeza feita pela Prefeitura será cobrada na dívida ativa do Município.