18/04/2012

Medalha do Mérito Militar reconhece trabalho da Prefeitura para valorizar o Exército

Condecoração será entregue na AMAN

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) recebe nesta quinta-feira, 19, a medalha da Ordem do Mérito Militar, no grau Cavaleiro. A honraria é o mais importante reconhecimento concedido pelas Forças Armadas do Brasil a militares e cidadãos civis que tenham prestado relevantes serviços ao Exército. A entrega da medalha será realizada às 8 horas, na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

A concessão é feita pela presidente da República, Dilma Roussef, em atendimento às proposições do Chefe do Gabinete do Comandante do Exército, do Chefe do Estado-Maior do Exército, de Chefes de Departamentos,  ou de Comandantes Militares de Área. A foto retrata a entrega de espadins ocorrida na AMAN em agosto do ano passado. Esta cerimônia contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff (PT); do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB); e do prefeito José Rechuan.
   De acordo com o setor de Relações Públicas da AMAN, "o prefeito foi escolhido por prestar relevante apoio à formação dos cadetes da academia, por meio de cooperação técnica em diversas atividades e por demonstrar ainda profundo interesse na preservação da história, das tradições e dos valores do Exército Brasileiro na cidade de Resende, escolhendo, inclusive, o nome do idealizador da AMAN ao Instituto Marechal José Pessoa". O instituto é presidido pelo secretário municipal de Planejamento, Alfredo de Oliveira.

Criado em setembro do ano passado, por iniciativa da Prefeitura, o instituto reúne representantes do poder público e de segmentos organizados da sociedade visando debater ações para o crescimento ordenado do Município.

Segundo ainda o setor de Relações Públicas, além destas razões, como oficial da reserva não remunerada, "o prefeito José Rechuan prestou relevantes serviços médicos à família acadêmica". A Ordem do Mérito Militar, criada pelo decreto 24.660, de 11 de julho de 1934, tem por finalidade premiar os militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao país ou se distinguido no exercício de sua profissão.

A Ordem, que consta ainda dos graus Grã-cruz, Grande-oficial, Comendador e Oficial, é a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Por isso, a data de 19 de abril, Dia do Exército Brasileiro, é considerada como data oficial para a entrega da condecoração, que na cidade será entregue também ao 1° Tenente Nirlen Antônio Rodrigues.

Palavras chaves: INSTITUTO JOSÉ PESSOA