15/01/2009
Material escolar aumenta até 20% , diz Procon
Fiscais pesquisaram preços de 27 itens básicos
O PROCON (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) divulgou esta semana uma pesquisa de preços sobre 27 itens básicos do material escolar. Em cinco das seis papelarias pesquisadas foi constatado um aumento na faixa de 15 a 20 por cento dos preços com relação ao mês de janeiro do ano passado. Em apenas uma papelaria, os fiscais detectaram uma redução de aproximadamente seis por cento. Cópias da pesquisa podem ser obtidas pela população na sede do PROCON de Resende, que funciona no Centro Administrato da Beira-Rio, de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17 horas.
As papelarias pesquisadas recentemente foram as seguintes: Renascença, Acadêmico, Primavera, Atual Papelaria, Laila e Campos Elíseos. O levantamento ocorreu na primeira semana deste mês e tem como objetivo orientar os consumidores quanto aos melhores preços na volta às aulas – no caso da rede municipal de ensino, as aulas começam no dia 09 de fevereiro.
A pesquisa revelou variações de preços entre os estabelecimentos, o que pode representar economias significativas para os consumidores na hora da compra. Um exemplo é a caixa de lápis hidrocor 12 cores, cujos preços variam de R$ 0,90 a R$ 3,00. Já o valor do caderno de dez matérias oscilou de R$ 3,95 a R$ 6,75. Para o coordenador do PROCON, Edgar Monteiro, “o consumidor deve pesquisar muito antes de efetuar a compra”:
- Com muita paciência e disposição, os pais ou responsáveis poderão encontrar um preço final muito mais em conta – disse Edgar.
Segundo ainda o coordenador, “o consumidor tem a livre escolha sobre o local onde quer fazer suas compras, não sendo permitida de forma alguma à unidade de ensino indicar ou obrigá-lo a adquirir o material em determinada papelaria”. Ele advertiu também que os estudantes não são obrigados a pagarem materiais utilizados na limpeza das escolas ou taxas relativas aos consumos de água, energia elétrica e telefone das unidades, “pois os gastos referentes a estes itens são de atribuição exclusiva dos estabelecimentos”.
Palavras chaves: Pesquisa