04/08/2009

Lote 10 e Ponte dos Cachorros: outras localidades da região beneficiadas

Materiais recicláveis serão recolhidos em Mauá a partir desta semana

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Confirmando informação divulgada no mês passado pela Prefeitura, a AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende) inicia amanhã, dia 05 de agosto, a coleta seletiva de lixo nas localidades de Mauá, Lote 10 e Ponte dos Cachorros. Segundo a AMAR, o recolhimento de materiais recicláveis nestas comunidades será realizado toda quarta-feira, a partir de 9 horas, motivo pelo qual os moradores deverão deixar separados, em frente as suas casas ou aos seus estabelecimentos, todo material que possa ser reaproveitado (vidro, papel, papelão e alumínio, entre outros).

- Ao longo das primeiras semanas da realização da coleta na região de Mauá teremos uma estimativa da quantidade de materiais que será arrecadada nestas três localidades todo mês. Mas acreditamos que a chegada deste serviço naquela região vai tornar realidade uma contribuição importante para o sucesso da coleta seletiva, cuja retomada em Resende ocorreu em abril deste ano, pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) – disse o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi (foto), acrescentando que em breve o serviço passará a ser feito também nas localidades da Serrinha e da Capelinha.

Desenvolvido através de uma parceria da AMAR com a Cooperativa Recicla Resende e a Associação de Catadores do Município, a coleta seletiva de lixo recomeçou este ano pela Morada da Colina, bairro localizado próximo ao Parque de Exposições, e  onde o serviço acontece toda segunda-feira. No caso da região de Mauá, o recolhimento dos materiais será coordenado pela Cooperativa Recicla Resende.

Além de ceder um caminhão destinado ao transporte dos materiais recicláveis, a Prefeitura também participa do projeto promovendo campanhas educativas junto aos moradores sobre a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente e como uma alternativa de geração de rendimentos aos trabalhadores de baixa renda. Atualmente, 90 catadores realizam o recolhimento dos materiais recicláveis pela cidade e no aterro sanitário de Bulhões – o valor arrecadado durante a coleta no mês é rateado entre os próprios catadores.

A AMAR prevê que até o final do ano o projeto chegue aos bairros Nova Liberdade, Liberdade, Jardim Jalisco, Campos Elíseos, Montese, Boa Vista I e II, além do Loteamento Mirante das Agulhas, estes três últimos situados próximos à região da Grande Alegria. Com isso, a expectativa da AMAR é de que a quantidade mensal de materiais recicláveis arrecadada alcance mil toneladas até o final deste ano.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE