08/09/2014
Marcação para exames de tomografia será feita nas Policlínicas
Em nove meses de funcionamento, tomógrafo realizou 1.784 exames
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Os usuários da rede pública de saúde de Resende recebem mais um benefício nesta semana. A partir do dia 9 de setembro, as marcações para exames de tomografia poderão ser realizadas diretamente nas Policlínicas (Paraíso, Manejo e Cidade Alegria).
Em nove meses de funcionamento, o tomógrafo, que funciona no Hospital de Emergência, já realizou 1.784 exames, em uma média de 20 exames realizados por dia.
Com a aquisição do equipamento, que começou a funcionar no final do ano passado, a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir o tempo de espera para os exames eletivos, ou seja, sem emergência. Antes da compra do aparelho, o serviço era comprado da rede particular de saúde e demorava de dois a três meses para que o paciente fizesse o exame.
- Hoje, basta o exame ser autorizado para que a marcação seja feita, o que leva uma média de uma semana. Além disso, o paciente não precisa mais se dirigir até a Secretaria de Saúde para autorizar os pedidos do exame. Todo o processo, de autorização e marcação, agora é feito nas Policlínicas, por meio do Sisreg, programa de gerenciamento de marcação. Já os resultados são entregues nas próprias unidades de Saúde da Família - explicou o secretário de Saúde, Daniel Brito.
O tomógrafo funciona 24 horas para exames de emergência e das 8h às 22h para os eletivos.