15/09/2011

Alunos de escolas municipais criticam corte realizado pela Nova Dutra

Manifestação da Prefeitura contra corte de árvores reúne 600 pessoas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Cerca de 600 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira, 15, da manifestação (foto) organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, contra o corte de árvores realizado pela empresa Nova Dutra no trecho da Via Dutra que corta Resende.

Iniciado no calçadão da Avenida Albino de Almeida, o ato contou com as participações do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); da titular da Secretaria de Educação do Município, Soraia Balieiro; de estudantes das escolas municipais, professores, diretores e educadores ambientais, além de cidadãos atendidos pelo Programa Terceira Idade Ativa do Município.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes percorreram algumas das vias principais de Campos Elíseos, como Nilo Peçanha, Henrique Sivori, Praça Esperanto, Marechal Castelo Branco, Nicolau Taranto e Gulhot Rodrigues, de onde retornaram para a Albino de Almeida. Acompanhada por um carro de som, a manifestação teve o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar no controle do trânsito.

Ao lado do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT), a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, reafirmou que o ato teve como objetivos mostrar à população o descontentamento dos alunos com relação ao corte realizado pela Nova Dutra, e exigir o plantio de árvores dentro do território de Resende visando compensar as árvores cortadas às margens da rodovia no Município.

- Em todo o Estado do Rio de Janeiro, temos a notícia de que pelo menos 4.800 árvores foram cortadas pela Nova Dutra. Segundo a própria empresa, a compensação pelas árvores retiradas de Resende acontecerá com o plantio de novas mudas na cidade de São João do Meriti. Entendemos que o meio ambiente foi afetado com o corte e ao mesmo tempo consideramos uma questão de justiça que o replantio ocorra dentro da nossa cidade – disse Soraia.

A secretária frisou ainda que, por meio da participação na manifestação de hoje, “os estudantes receberam um reforço importante no aprendizado visando à formação deles enquanto cidadãos”.

No entendimento dela, através das ações de educação ambiental, já desenvolvidas pela Prefeitura nas escolas – o ato desta quinta-feira em Campos Elíseos representou uma das atividades ligadas a este programa – os alunos se tornarão agentes multiplicadores do trabalho de conscientização pela preservação do meio ambiente.

A manifestação teve a participação de alunos das escolas municipais Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Júlio Verne (Vila Vicentina), Lidia Pires de Magalhães (Morada da Felicidade), Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Sagrado Coração (Lavapés).

Na sexta-feira da semana passada, dia 09, estudantes das escolas Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e José Roberto Sampaio (São Caetano) já tinham realizado caminhadas pelas ruas destes dois bairros contra o corte de árvores feito pela Nova Dutra.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE