04/06/2009

Cerca de 300 exames mensais deverão ser realizados

Mamógrafo passa a funcionar no Centro de Diagnóstico e Imagem

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O mamógrafo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida passou a funcionar nessa quarta-feira, dia 03 de junho, no Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) - foto, ao lado do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori. O aparelho tinha sido desativado em janeiro pela Secretaria, devido a um laudo emitido no ano passado pelo Serviço de Vigilância Sanitária do Estado.

Este laudo afirmava que o equipamento, na época instalado na Policlínica do bairro Paraíso, estava funcionando fora das normais estabelecidas pela legislação, colocando em risco a saúde de funcionários, pacientes e até pessoas residentes nas proximidades da unidade. Entre o período da desativação na Policlínica do Paraíso e a instalação do equipamento no CDI, o serviço foi prestado por uma unidade especializada contratada pela Prefeitura.

Para que o mamógrafo pudesse ser instalado no CDI, a Secretaria realizou alguns serviços visando adptar as instalações da unidade para a instalação do aparelho. O funcionamento do equipamento no local segue aos padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária do Estado. A Secretaria contratou ainda uma médica, que ficará responsável pela análise e a emissão dos laudos.

Cerca de 300 exames deverão ser realizados mensalmente na unidade. Para realizar o exame, a paciente deve apresentar no CDI um pedido assinado por um médico da rede pública de saúde.  O auto-exame da mamas é fundamental para prevenção do câncer de mama e serve ainda para diagnosticar casos da doença no seu início, os quais, se forem tratados adequadamente, apresentam um índice de 95 por cento de cura.

No Brasil, são diagnosticados 49 mil novos casos por ano, com dez mil mortes. Pesquisas nessa área mostram que o aumento de casos do câncer pode estar relacionado a hábitos alimentares, tabagismo, álcool e mudança no estilo de vida das brasileiras.

Palavras chaves: SAÚDE