Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

06/06/2024

MAM DE RESENDE ABRE O 3º SALÃO DAS ARTES AGULHAS NEGRAS NESTA SEXTA-FEIRA

Participaram do concurso artistas de todo o Médio Paraíba; abertura será a partir das 19h

MAM DE RESENDE ABRE O 3º SALÃO DAS ARTES AGULHAS NEGRAS NESTA SEXTA-FEIRA

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Casa da Cultura Macedo Miranda, abre nesta sexta-feira, dia 07, às 19h, a terceira edição do Salão das Artes Agulhas Negras no Museu de Arte Moderna de Resende. Criado para fortalecer o movimento das artes plásticas na região, o Salão das Artes Agulhas Negras tem como objetivo descobrir novos talentos na pintura, escultura, fotografia e outras formas de artes visuais, e ampliar o intercâmbio entre artistas e a população de cidades próximas.

Desde 2023, podem participar artistas plásticos de todos os municípios do Médio Paraíba, que compreende os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

Para a diretora do MAM, Carmem Aguiar, um salão regional como esse é um espaço para jogar luz sobre os artistas da região e revelar novos talentos.

- É enorme o número de artistas visuais na região, alguns já conquistaram seu espaço e outros que dão seus primeiros passos na arte e já demonstram capacidade de permanecer para fazer história - acredita Carmem.

O Museu de Arte Moderna de Resende realiza anualmente o Salão da Primavera, um dos mais tradicionais e conhecidos do Brasil. Em 2021 colocou no calendário oficial da instituição não só o Salão das Agulhas Negras, como também um inteiramente dedicado à fotografia.

O Salão de Artes Agulhas Negras poderá ser visitado até 26 de julho sempre de segunda a sexta, das 10h30 às 18h. A entrada é gratuita. O MAM de Resende funciona na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº104, no Centro Histórico.

PREMIADOS E SELECIONADOS DO 3º SALÃO DAS ARTES AGULHAS NEGRAS
PRÊMIO CLAUDIONOR ROSA
Pintura: Thiago Ferreira
Escultura: Joseph Figorelle