16/07/2012

MAM abre exposição “Urge” do artista visual Anderson de Souza

Na ocasião, será lançado o livro “Desvelar-se”, de Silvia Maria Macedo Costa Rodrigues

MAM abre exposição “Urge” do artista visual Anderson de Souza

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio do MAM (Museu de Arte Moderna), órgão vinculado à Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, abre nesta quarta-feira, dia 18 de julho, às 19 horas, a exposição "URGE", do artista visual Anderson de Souza. Na ocasião será lançado também o livro "Desvelar-se" de Silvia Maria Macedo Costa Rodrigues, resendense, que brinda os conterrâneos com poesias, palavras, momentos que compõem uma vida, desvelando sentimentos, revelando o ser.

A mostra do artista Anderson de Souza reúne obras inspiradas no Pop e na Street Art. Com uma linguagem moderna e contemporânea, a exposição, que faz uma mescla das palavras "urgente e gente", traz uma reflexão atual sobre o corre-corre do dia a dia, a urgência e as paranóias do ser humano.  As obras retratam figuras e cidades em atividades. Para produzir as telas, Anderson de Souza explica que utilizou técnicas digitais e interferências manuais, como sprays, colagens, recortes e tintas.

- O trabalho nasce digital e ganha vida com interferências manuais. O somatório de cores e elementos, apesar de deixar a comunicação descontraída, traz uma mensagem dura que promete não só mexer com a imaginação do público, como também levar todos a uma reflexão - avalia o artista.

A exposição trará também uma grande novidade: vídeos mostrando o processo de criação dos trabalhos poderão ser acessados via smartphones, através de códigos de barra denominados QRCode, que a olho nu parece um pequeno quadro com um amontoado de formas dispersas. Eles ficarão postados ao lado das telas da exposição e bastará passar o celular diante do QRCode para que o vídeo de Anderson em pleno processo criativo comece a ser produzido na tela do Smartphone.

- A linguagem e técnicas utilizadas pelo artista certamente farão um grande sucesso para os jovens habituados com a informatização e mesmo para os demais que ainda estão se familiarizando com as novas tendências - avalia a diretora do MAM, Vanda Perantoni.

A mostra, que tem a curadoria de João Bosco Millen, está percorrendo as cidades do Sul Fluminense e chega a Niterói (RJ) em outubro.

- Ter a exposição do Anderson em Resende é contemplar o que temos de mais moderno no mundo das artes. Ele transcende as fronteiras, mostra-se um artista extremamente atento, comprometido com o hoje, pensando o futuro, sem esquecer o passado - comemora o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately.

A exposição estará aberta à visitação entre os dias 19 de julho e 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30. A visitação para escolas ou outros segmentos organizados deve ser previamente agendada. As informações podem ser obtidas pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470 ou através dos endereços eletrônicos mam.resende@gmail.com e www.mamresende.blogspot.com. O Museu está localizado à Rua Dr. Cunha Ferreira, 104 - Centro Histórico - Resende RJ.

Lançamento do livro - A abertura da exposição de Anderson de Souza marca também o lançamento em Resende do livro Desvelar-se, da resendense Silvia Maria Macedo Costa Rodrigues, hoje morando no Rio de Janeiro. Ela traduz o livro como "o resultado de toda uma busca, ao longo da vida: o sentido de ser e sentir".

O livro foi lançado em junho na livraria do Museu da República, no Rio, e agora chega a Resende, "não somente por referendar, em muitas poesias, espaços e momentos vividos nesta cidade, mas por amar este lugar que sempre a acolhe e quem sabe retorne para ficar um dia".

A autora é professora universitária e manifesta sua criatividade em forma de versos, textos, pinturas e trabalho com flores. Conhecida em Resende como Silvinha, onde morou até os 40 anos.

Palavras chaves: ARTES VISUAIS