09/08/2012

Cerca de 2.440 pessoas serão beneficiadas com o novo posto

Mais uma unidade de saúde será entregue à população

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Mais um posto de saúde será inaugurado nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, às 19h: o módulo de Saúde da Família do bairro Nova Alegria. Localizada na rua 2, a unidade vai beneficiar 700 famílias, totalizando 2.440 pessoas cadastradas.

- Com essa nova unidade, vamos ampliar a cobertura da atenção básica, em uma área carente na área de saúde. Apesar da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), inaugurada no ano passado, a região da Alegria ainda precisa de mais unidades do Programa Saúde da Família, que realizam o trabalho de prevenção - destacou o secretário de Saúde, Daniel Brito.

Segundo o secretário, as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família são fundamentais para diminuir os agravementos de saúde e para redução também no número de internações.

- A UPA registra cerca de 300 atendimentos diários, enquanto que o número do pronto atendimento no Paraíso fica em torno de 50 pacientes. Isso é reflexo da cobertura do Programa Saúde da Família na região do Paraíso, com dois módulos no Cabral, um no Morro do Cruzeiro e um no Paraíso, além de unidades na Fazenda da Barra I, II e III. Na Alegria, estamos entregando à população o segundo módulo de PSF, sendo que os bairros Jardim Alegria e Jardim Beira Rio são atendidos por uma unidade - enfatizou Brito.

O módulo do PSF da Nova Alegria conta com consultórios médico e odontológico, sala para educação em saúde, para fisioterapia, para curativos, Central de Esterilização, Dispensário de Medicamentos, entre outros, além de recepção com ar condicionado e televisão.

Segundo a diretora de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, a obra foi custeada com recursos do governo federal, de R$ 200 mil, e contrapartida da Prefeitura, no valor de R$ 81 mil.

Vão atuar no módulo do Programa Saúde da Família da Nova Alegria quatro agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal, recepcionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais.

Os moradores terão à disposição na unidade consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização.

O módulo do Programa Saúde da Família também é responsável pelos trabalhos de prevenção, ou seja, acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, vacinação e exames preventivos para mulheres. Desde 2009, todas as unidades de PSF contam ainda com atendimento odontológico e fisioterapia.

- É importante acrescentar também que no módulo do PSF os pacientes poderão marcar consultas em especialidades para qualquer unidade, vai poder fazer o cartão do SUS, além de colher exames laboratoriais e receber o resultado do exame, sem precisar se deslocar, graças à informatização da rede - ressaltou Daniel Brito.

Neste ano, já foram entregues 11 unidades à população, totalizando cerca de R$ 4 milhões de investimentos. Desde o início do ano, a Prefeitura já inaugurou as seguintes obras na área da saúde: Fábrica de Óculos, Unidade Básica de Saúde da Grande Alegria, Centro de Especialidades Odontológicas da Alegria, Ambulatório Especializado da Mulher, Hospital da Criança, reforma da recepção do Hospital de Emergência, reforma nos postos de saúde da Fazenda da Barra I e Vicentina/Santo Amaro e novos módulos de PSF no Morro do Cruzeiro, Cabral e Liberdade.

A reforma dos postos de saúde dos bairros Novo Surubi e Manejo estão em andamento. Ainda neste mês, o governo municipal espera iniciar a reforma da unidade de Saúde da Família do bairro Paraíso, responsável pelo atendimento de mais de 3.100 pessoas.

Palavras chaves: SAÚDE