06/03/2013

Quase 100 caminhões de entulho foram retirados de três bairros

Mais um mutirão de combate à dengue acontece nesta semana

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos, realizam nesta sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de março, mais um mutirão de combate à dengue, no bairro Paraíso. Na sexta, os trabalhos acontecem das 9h às 17h, e no sábado, será das 8h30 às 15h. O Paraíso foi escolhido para ser contemplado com o mutirão nesta semana porque é o bairro com o maior número de casos confirmados da doença.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, reforça que, durante os mutirões, os funcionários da Prefeitura vão recolher apenas materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, caixas d'água, vasos sanitários, entre outros.

- Muitos moradores estão colocando entulhos, como restos de obras, areia, galhos de árvores. Esse não é o nosso foco. A equipe perde muito tempo recolhendo esse material, o que prejudica o trabalho realmente de combate à dengue - explica a superintendente.

O mutirão conta com cerca de 30 funcionários municipais, entre agentes comunitários e fiscais sanitários, além de oito caminhões e três máquinas retroescavadeiras. Durante os trabalhos, os moradores recebem também orientações sobre os cuidados que devem ser adotados contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Os mutirões de 2013 começaram pelo bairro Cidade Alegria, já atendendo também Jardim Primavera III e Toyota. A Prefeitura recolheu, no total, quase 100 caminhões.

Para garantir as medidas de combate à dengue, os vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam o trabalho de inspeções aos imóveis do município durante todo o ano, com equipes fixas nas regiões da Alegria, Paraíso, Centro, Manejo e Barras.

Segundo balanço divulgado na última sexta-feira, dia 1º, foram notificados em Resende 219 casos com suspeita de dengue, sendo 31 confirmados e 149 aguardando resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com quatro; seguido de São Caetano, também com quatro; e Cidade Alegria, com dois. Já o maior número de casos notificados ficou com a Cidade Alegria, que registrou 24 notificações, enquanto que Paraíso teve 11 notificações e Nova Alegria, sete.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE