22/08/2013

Obras no Posto do Paraíso já estão em fase final

Mais três unidades de saúde serão reformadas pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura inicia neste mês a reforma das unidades de saúde de Mauá, Serrinha e do Posto Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela). Os investimentos giram em torno de R$ 548 mil. As obras vão beneficiar no total cerca de seis mil pessoas. As melhorias incluem reforma geral, com a troca das instalações elétricas e hidráulicas, pintura, recuperação de telhado, readequação do espaço interno e climatização.

No Posto Resende, responsável pelo atendimento de cerca de 2.300 pessoas, os serviços estão orçados em R$ 202.258,49, com custeio dos governos federal e municipal. A previsão da Secretaria de Saúde é de que as obras sejam concluídas em cinco meses.

Os atendimentos com o médico clínico geral, enfermeira e técnicos de enfermagem passarão para o posto de saúde da Vicentina. Já as consultas com médico ginecologista e pediatra serão feitas no Ambulatório da Mulher.

As consultas com otorrinolaringologista e cardiologista serão realizadas na Policlínica do Paraíso, enquanto que as consultas com ortopedista, urologista geriatra e neurologista serão no Posto Manejo.

Além disso, os programas DST/HIV/Aids, Tuberculose e Hanseníase e os atendimentos com médico hepatologista foram transferidos para imóvel na rua Coronel Rocha Santos, 43, no bairro Jardim Brasília.

O coordenador da unidade, César Trote, ressalta que o Programa de Imunização e o Dispensário de Medicamentos continuarão a funcionar no Posto Resende. No entanto, a entrada dos pacientes será feita pelo portão de trás, cujo acesso é feito pela parte de trás da Igreja da Matriz.

Já o módulo do Programa Saúde da Família de Mauá vai receber, além da reforma geral, novas salas para nebulização, esterilização e fisioterapia. A obra, que deve custar R$ 172.908,73, entre recursos federal e municipal, vai beneficiar em torno de 1.400 pessoas.

Os serviços previstos para o posto de saúde da Serrinha são reforma geral e adequação do espaço interno, com a criação de salas para nebulização, fisioterapia, almoxarifado, banheiros adaptados para deficientes físicos e recepção. As melhorias estão orçadas em R$ 172.908,73 e serão custeadas com verba do governo federal e da Prefeitura. Cerca de 920 pessoas são atendidas no local. Durante a obra, os pacientes serão atendidos na Estrada
Rio do Pombo, s/n, Serrinha.

Cada unidade conta com uma equipe formada por médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, essas reformas visam a oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e a proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.

- Na primeira etapa, concentramos as obras nas unidades de saúde da zona urbana do município e agora estamos contemplando os postos de saúde da zona rural - explicou a superintendente.

Na avaliação dela, as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família são fundamentais para diminuir os agravamentos de saúde e as internações causadas por complicações de saúde.

- Os módulos do Programa Saúde da Família são responsáveis pelos trabalhos de prevenção, ou seja, o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, da vacinação das crianças e a realização de exames preventivos para mulheres - enumerou.

Os moradores também têm à disposição nas unidades consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização.

A Prefeitura está ainda reformando os postos de saúde do Paraíso (foto), de Fumaça e Rio Preto.

Palavras chaves: SAÚDE