19/05/2011

Mais quatro estradas rurais são recuperadas pela Prefeitura

Serviços vêm garantindo o escoamento da produção leiteira

Mais quatro estradas rurais são recuperadas pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um trecho de oito quilômetros da estrada responsável pela ligação entre os distritos da Fumaça (Resende) e Falcão (Quatis) começou a ser recuperado esta semana pela Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. A realização dos serviços de melhorias nesta via do Município faz parte do programa de conservação e manutenção permanente das estradas rurais realizado pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). Este programa tem como objetivo garantir o escoamento da produção agropecuária, a circulação dos veículos que formam o sistema de transporte escolar e o deslocamento dos moradores para a área urbana. Para a execução dos trabalhos na Estrada Fumaça-Falcão, a administração municipal mobilizou duas máquinas, uma motoniveladora e outra retroescavadeira, da Patrulha Mecanizada entregue à Prefeitura de Resende pelo Governo do Estado em março do ano passado. Esta parceria entre o Município e a administração do governador Sérgio Cabral (PMDB) visa reforçar as ações nas estradas rurais de Resende. Cinco operários trabalham desde segunda-feira na região da Fumaça, onde estão sendo feitos serviços de nivelamento da pista, limpeza das margens da estrada e tapa-buracos. De acordo com o novo titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, engenheiro Miguel Dias (foto), em breve estas duas máquinas serão utilizados na recuperação de outras estradas da Zona Rural de Resende. Paralelo aos serviços na Fumaça-Falcão, a Prefeitura vem trabalhando em outras vias vicinais da cidade. Na estrada próxima à localidade do Areião, que fica entre Resende e o município paulista de São José do Barreiro, a Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura executa atualmente serviços de patrolamento. Já nas estradas do Ribeirão Raso e da Fazenda da Grama, ambas localizadas no distrito de Bulhões, uma equipe trabalha na recuperação dos trechos críticos com o auxílio de uma máquina motoniveladora, uma máquina retroescavadeira e um caminhão. - A Prefeitura se faz presente na Zona Rural com a realização de vários serviços importantes para as comunidades desta área da cidade. Entre estes serviços, a conservação das estradas tem uma importância fundamental. Isso porque a agropecuária é uma das atividades principais da economia de Resende, motivo pelo qual manter as condições de tráfego nas estradas sempre se constituiu numa prioridade da administração do prefeito José Rechuan – disse o secretário Miguel Dias. O secretário lembrou ainda que, entre as ações realizadas pela Prefeitura que garantiram a circulação de veículos nas vias rurais, estão a nova galeria de águas pluviais no quilômetro oito da estrada entre Resende e o município paulista de Arapeí, além da construção da nova ponte da Boca do Rego, na região da Vargem Grande. No caso da estrada de Arapeí, a então galeria existente foi destruída por uma forte chuva em 2009, impedindo o tráfego de veículos, imediatamente restabelecido com as ações emergenciais realizadas na época pela Prefeitura. Já a nova ponte da Boca do Rego era aguardada há mais de cinco anos pela comunidade. A inauguração da nova travessia ocorreu em novembro do ano passado, tendo contado com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT).
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO