Resende

19° Min24º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

26/06/2012

Mais duas unidades do PSF recebem título de Amigas da Amamentação

Conquista é reconhecimento pelas ações de incentivo ao aleitamento materno

Mais duas unidades do PSF recebem título de Amigas da Amamentação

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

   A Prefeitura recebe nesta sexta-feira, dia 29 de junho, mais dois títulos IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação), conquistados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros São Caetano e Jardim Beira Rio/Jardim Alegria (foto). A entrega do título será feita por representantes do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente) da Secretaria Estadual de Saúde, respectivamente às 14 e às 16 horas. Com esses dois novos títulos Resende já soma três unidades certificadas.

   O título é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde às unidades que conseguem implantar os "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação", estabelecidos pela Resolução nº 2673/2005, que Implantou a IUBAAM no Estado do Rio. Além disso, a conquista é um reconhecimento das ações da unidade em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a saúde e o bem estar dos bebês, das mães, das famílias e da comunidade local como um todo.

   Cada unidade candidata ao certificado passa por uma rigorosa avaliação feita pelos técnicos da secretaria, que inclui entrevistas com toda a equipe de funcionários da USF e com as gestantes e puérperes (mães que estão em fase de amamentação). Na USF São Caetano, onde 12 gestantes estão sendo acompanhadas no momento, esse processo foi concluído na última sexta-feira, dia 22 de junho. Já no Jardim Beira Rio, o processo foi concluído em abril, com a entrevista dos profissionais da unidade e de 20 gestantes e puérperes.

   - Nesta visita, os técnicos do Governo do Estado avaliam se a unidade está cumprindo cada um dos dez passos. Nas entrevistas com a equipe do USF eles verificam se todos estão envolvidos com as ações de incentivo à amamentação, e com as mães e gestantes, o objetivo é apurar se elas receberam de forma correta as orientações sobre a importância da amamentação - explica a diretora de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, explicando que qualquer unidade que ofereça atendimento pré-natal e de pediatria ou puericultura pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Criança.

   A primeira unidade do Município a receber o título foi a da Baixada da Olaria, que foi certificada em junho de 2011 após cumprir todas as etapas previstas pela Secretaria Estadual de Saúde, que incluiu capacitação da equipe e pré-avaliações realizadas pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN).

   De acordo com os quesitos exigidos pelos 10 passos a serem cumpridos, a unidade precisa ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; treinar toda a equipe de saúde; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães; entre outras ações.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados