Resende

15° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

11/01/2013

Mais duas unidades de saúde de Resende implantam os 10 passos de incentivo à Amamentação

Gestantes e mães recebem orientações sobre a importância do aleitamento materno

Mais duas unidades de saúde de Resende implantam os 10 passos de incentivo à Amamentação

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

         Mais dois postos de saúde de Resende já iniciaram o processo para receber o título de Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM): as unidades da Fazenda da Barra I e da Itapuca. No caso da Barra I, a Secretaria de Estado de Saúde já pré-aprovou a equipe e vai marcar a data para a avaliação final. No posto, 14 gestantes e três puérperes (mães que estão em fase de amamentação) estão sendo acompanhadas.

Já na Itapuca, os profissionais do módulo do Programa Saúde da Família foram capacitados e aguardam a pré-avaliação da secretaria estadual. O trabalho é coordenado pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), da Secretaria de Saúde.

- Nessas visitas, os técnicos do Governo do Estado avaliam se as unidades estão cumprindo os dez passos para o sucesso da amamentação. Nas entrevistas com a equipe da USF eles verificam se todos estão envolvidos com as ações de incentivo ao aleitamento materno. Com as mães e gestantes, o objetivo é apurar se elas receberam de forma correta as orientações sobre a importância da amamentação - explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno.

       Segundo ela, essa ação também é importante, pois o incentivo à amamentação é fundamental no trabalho de prevenção, que é o foco do Programa Saúde da Família, já que o aleitamento materno previne diversas doenças nos recém-nascidos, além de trazer benefícios para as mães.

Resende já soma três unidades certificadas. O título já foi concedido aos postos de saúde dos bairros São Caetano, Jardim Beira Rio/Jardim Alegria e Baixada Olaria.

- Esses certificados refletem a qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes. A intenção da Secretaria de Saúde é de que todas as unidades básicas do município conquistem esse título – acrescentou a diretora.

O título é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde às unidades que conseguem implantar os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, estabelecidos pela Resolução nº 2.673/2005, que criou a IUBAAM no Estado do Rio. Além disso, a conquista é um reconhecimento das ações da unidade em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a saúde e o bem estar dos bebês, das mães, das famílias e da comunidade local como um todo.

         Cada unidade candidata ao certificado passa por uma rigorosa avaliação feita pelos técnicos da secretaria, que inclui entrevistas com toda a equipe de funcionários da USF e com as gestantes e puérperes. Qualquer unidade que ofereça atendimento pré-natal e de pediatria ou puericultura pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Amamentação.

        De acordo com os quesitos exigidos pelos 10 passos a serem cumpridos, a unidade precisa ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; treinar toda a equipe de saúde; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães; entre outras ações.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados