28/07/2010

Mais dois bairros passam a ser atendidos pela coleta seletiva de lixo

Projeto foi implantado esta semana no Jardim Jalisco e no Loteamento Barbosa Lima

Mais dois bairros passam a ser atendidos pela coleta seletiva de lixo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou, na manhã desta quarta-feira, 28, a extensão do programa de coleta seletiva de lixo para mais dois bairros da área urbana. São eles: Jardim Jalisco e Loteamento Barbosa Lima. A previsão da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), instituição responsável pela retomada e o funcionamento do programa na cidade, prevê que pelo menos três mil moradores destes dois bairros, incluindo pessoas residentes em casas e apartamentos, além de comerciantes e profissionais liberais, participem do recolhimento de materiais recicláveis, que começou a ser feito nesta semana nas duas comunidades. Com a inclusão do Jardim Jalisco e do Barbosa Lima, sobe para 14 o número de comunidades beneficiadas pelo projeto a partir do ano passado, quando a coleta seletiva foi retomada pela Prefeitura. Já são atendidas as seguintes comunidades: Morada da Colina I, II e III; Nova Liberdade; Liberdade; Vila Julieta; Alvorada; Vila de Mauá; Ponte dos Cachorros; Lote 10; Serrinha e Alambari, o que totaliza em torno de 8.500 imóveis que participam do projeto. Embora ainda esteja finalizando um balanço sobre a quantidade de materiais recicláveis recolhida mensalmente nestas localidades, a AMAR estima que aproximadamente 20 toneladas são coletadas atualmente a cada 30 dias. Nos bairros Jardim Jalisco e Barbosa Lima, a previsão é de que quase duas toneladas sejam recolhidas mensalmente. A exemplo do que aconteceu na fase de implantação do projeto nas outras comunidades, a AMAR realizou recentemente um trabalho de educação ambiental junto aos moradores destes dois bairros ressaltando a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população, convidando-os ainda a aderir ao programa. Inicialmente, o recolhimento de materiais recicláveis no Jardim Jalisco e no Barbosa Lima será feito às quartas-feiras. - A coleta seletiva contribui para a preservação do meio ambiente e o bem-estar dos moradores da cidade, e tem outro significado de grande alcance social: o projeto vem gerando renda para trabalhadores do nosso município, oferecendo-lhes condições de uma vida com dignidade – disse Rechuan. Desenvolvido através de uma parceria da AMAR com a Cooperativa de Catadores Recicla Resende e a Associação dos Garimpeiros do Aterro de Resende, a coleta seletiva reúne hoje 83 catadores de lixo (foto), sendo 56 da Cooperativa e 27 que atuam diretamente no aterro sanitário do distrito de Bulhões. O rendimento médio mensal de cada catador do projeto com a comercialização dos materiais recicláveis para empresas da região pode ultrapassar R$ 1 mil, de acordo com a AMAR.
Palavras chaves: MAIS COMUNIDADES