31/03/2015

Mais de 455 caminhões de lixo foram recolhidos durante os mutirões de limpeza deste ano

Nesta semana, os trabalhos acontecem nos bairros Surubi e Novo Surubi

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura tem fortalecido as ações contra a dengue em Resende. Realizado neste ano em 38 bairros do município, o mutirão de limpeza e combate à dengue chega nesta quarta e quinta-feira, dias 1º e 2 de abril, ao Surubi e Novo Surubi. A ação acontece das 7h às 17h. Durante os 11 mutirões promovidos neste ano pela Prefeitura, mais de 455 caminhões e 30 caminhonetes de lixo foram recolhidos.

Já foram atendidos com os mutirões os bairros Cidade Alegria, Jardim Alegria, Jardim Beira Rio, Nova Alegria, Boa Vista, Mirante das Agulhas, Jardim Aliança, Morada da Montanha, Jardim Primavera, Toyota, Elite, Vila Santa Isabel, Campo da Aviação, Morada do Contorno, Vila Alegria, Baixada da Olaria, Itapuca, Morada da Felicidade, Vila Julieta, Liberdade, Nova Liberdade, Santo Amaro, São Caetano, Cabral, Paraíso, Castelo Branco, Alambari, Morro do Cruzeiro, Fazenda da Barra I, Jardim Esperança, Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Parque Embaixador, Fazenda da Barra II, Campo Belo, Engenheiro Passos e Vicentina.

A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e da Secretaria de Serviços Públicos. Cerca de 40 funcionários municipais, incluindo vigilantes sanitários e agentes comunitários, participarão dos trabalhos nos bairros Surubi e Novo Surubi, com o apoio de 18 caminhões e nove máquinas retroescavadeiras.

Na ocasião, os moradores vão receber ainda orientações a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos vai realizar a limpeza de terrenos baldios, lembrando que os proprietários serão multados.

Durante todo o ano, a Prefeitura realiza medidas de prevenção contra a doença, com as visitas domiciliares aos imóveis do município, ações de bloqueio em residências com suspeita de dengue, palestras e trabalhos educativos, entre outros.

Ações educativas - Os alunos da rede municipal de ensino também estão atentos ao combate à dengue. Na semana passada, mais de 500 estudantes das Escolas Municipais Algodão Doce e Abrahão Hermano Ribenboim e do Colégio Municipal Getúlio Vargas, todas no bairro Cidade Alegria, e Dona Mariúcha, no Santo Amaro, participaram de passeatas para conscientizar moradores sobre a importância do combate à dengue.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Educação Ambiental (CREAR), Claudia Luisa de Oliveira, o trabalho dos alunos na passeata faz parte do projeto "Escola solidária contra a dengue", lançado no início do ano pela Secretaria de Educação. Desde então a equipe do CREAR tem percorrido as unidades para conscientizar funcionários e alunos.

Palavras chaves: DENGUE