02/05/2013

Já foram contemplados com o projeto 76 estudantes

Mais 46 netbooks serão entregues para alunos do quinto ano nesta sexta-feira

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim das Acácias, no bairro Fazenda da Barra II, serão contemplados nesta sexta-feira, dia 03, com a entrega de 46 netbooks. O evento está marcado para as 15 horas e contará com a presença do prefeito José Rechuan (PP), secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, diretores, professores e profissionais da Educação.

A iniciativa faz parte do projeto de tecnologia educacional da Prefeitura, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é criar ferramentas de complementação dos conteúdos em sala de aula, que ampliem os conhecimentos de estudantes e professores.

- Os investimentos tiveram início após um levantamento feito em 2009 pela administração municipal, que apontou a necessidade de investimentos tanto para implantação, quanto para reformulação e modernização dos equipamentos de informática - relembra a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo.

Além da Escola Jardim das Acácias, já foram contempladas com o projeto as Escolas Municipais Sagrado Coração (Lavapés) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III). A próxima unidade que receberá os computadores portáteis será a Escola Municipal Bairro Cabral. Nesta primeira etapa foram adquiridos 200 aparelhos com recursos do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, do governo federal, na ordem de R$ 165 mil.

Rosaly Azevedo destaca que os professores estão recebendo capacitações para atuar com os novos computadores em sala de aula. O curso abrange informações sobre funcionamento; ferramentas; recursos tecnológicos; localização de programas para execução de planejamentos, entre outros assuntos.

- A intenção é que os netbooks sejam a ligação entre o professor e o conteúdo trabalhado, com o intuito de buscar a qualidade do ensino na rede municipal - finaliza a secretária.

NETBOOKS PARA A ZONA RURAL - Nas próximas semanas, estudantes das Escolas Municipais Jacuba (Fumaça), Campo Alegre e Francisco de Souza Aguiar (Pedra Selada), também serão contemplados com netbooks.

Os 23 equipamentos foram disponibilizados pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), do governo federal, que foi implantado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas.

Os aparelhos estão sendo configurados pela equipe da Diretoria de Informática da Secretaria de Educação e serão disponibilizados para alunos de classes multisseriadas.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO