Comunicação Social e Eventos
13/03/2015
Mais 350 adolescentes serão atendidos nas oficinas socioeducativas do Confiar
Confiar realiza aula inaugural das oficinas nesta sexta-feira
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende) realiza nesta terça-feira, dia 17, às 9 horas e às 14 horas, a aula inaugural das oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes. A cerimônia foi dividida em dois horários, no contraturno escolar, e acontece no salão da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), na Avenida Marcílio Dias, bairro Jardim Jalisco.
O evento contará com a participação do prefeito José Rechuan e da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha. Na ocasião, serão apresentados aos alunos e familiares como funcionam as oficinas. A ONG Resgate realizará ainda uma apresentação de teatro abordando o combate às drogas.
A Prefeitura oferece as oficinas Auxiliar de Sala de Aula, Recreadores de Creche, Oficina de Floresta, Empreendedores Sociais, Guarda Aprendiz e Noções Administrativas. Elas iniciam nesta segunda-feira, dia 16, e têm duração de dez meses. Este ano participarão 350 alunos que receberão uma bolsa mensal de R$ 120,00 mensais, vale-transporte e lanche.
As oficinas funcionam no contraturno escolar, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para garantir a participação de todos os estudantes. Uma equipe com 15 profissionais, entre coordenadores, educadores e instrutores, desenvolve o trabalho de formação pessoal e profissional dos adolescentes.
Além das aulas teóricas, os alunos aprendem na prática as atividades. Na oficina Auxiliar de Sala de Aula essa etapa acontece nas escolas municipais, e na Recreadores de Creche nas creches municipais. No Horto Municipal, o CONFIAR desenvolve as ações da Oficina de Floresta, em parceria com a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar).
Já as aulas da oficina Empreendedores Sociais funcionam no Centro da Juventude, no bairro Itapuca, e as da Guarda Aprendiz na sede da Guarda Municipal, no bairro Liberdade. Na prática, os adolescentes da oficina Noções Administrativas atuam em secretarias de escolas e repartições públicas, e os módulos específicos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).
Entre os anos de 2009 e 2015, a Fundação Confiar atendeu cerca de 1.250 adolescentes nesse programa. As inscrições e seleções acontecem no início do ano. Os critérios para participar das oficinas são os seguintes: faixa etária de 14 a 17 anos, residentes no município, que estejam matriculados e frequentando regularmente uma escola da rede pública de ensino.
- No decorrer desses anos mudamos algumas oficinas, pois nossa intenção é sempre planejá-las para que os adolescentes do município tenham a oportunidade de iniciar suas formações profissionais, acompanhando as demandas do mercado de trabalho - ressalta a presidente do Confiar, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha.
Os interessados em obter mais informações podem procurar a sede do órgão, que fica na Rua Natanael Galvão Batista, nº 48, bairro Jardim Tropical, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é o 3360-9362.