29/05/2012

Mais 14 moradores de Engenheiro Passos são capacitados no Programa “A Vida em Suas Mãos”

Cerimônia nesta segunda-feira contou com a presença do Prefeito José Rechuan

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Durante cerimônia de formatura da segunda turma do curso de capacitação do programa "A Vida em Suas Mãos", realizada na noite da última segunda-feira, dia 28, em Engenheiro Passos, o prefeito José Rechuan destacou que o combate às drogas é um grande desafio, uma vez que a dependência química já é considerada pelos órgãos mundiais de saúde como uma epidemia.

- O primeiro ponto que defendemos é que haja uma mudança de visão sobre a questão das drogas e dos dependentes. O usuário não tem que ser preso, ele precisa ser tratado, pois a dependência química é uma doença muito grave. E para isso, precisamos unir a educação, as ONGs, o poder público, os conselhos e as Associações de Moradores para discutir e tentar resolver esse problema que afeta toda a comunidade - destacou Rechuan.

O Programa "A Vida em Suas Mãos" é uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) e a ONG Evoluir. O objetivo é qualificar os membros das comunidades, professores e líderes religiosos para trabalhar ações de prevenção contra drogas.

Em Engenheiro Passos, 14 pessoas receberam certificados nesta segunda-feira, após participarem por dois meses de aulas práticas e teóricas sobre o assunto. Neste período foram trabalhados os projetos: Prevenção nas Comunidades e Escolas, Comunidades Transformadoras, Recuperando Vidas e Criando Oportunidades. Os voluntários participaram ainda de palestras com profissionais que trabalham com prevenção às drogas e foram orientados sobre como auxiliar as famílias de dependentes químicos, informando-as sobre serviços de apoio e tratamentos oferecidos no Município.

- É importante capacitar as pessoas para que elas estejam aptas a perceber o início do vício. Esperamos que os participantes do curso possam também se tornar multiplicadores dentro da comunidade - afirmou o Prefeito.

Já o Superintendente de Ordem Pública, Dalmo Ribeiro, agradeceu à "sensibilidade do Prefeito José Rechuan, que sempre apoiou as ações da Superintendência e do Conselho Municipal Antidrogas nas ações de combate e prevenção às drogas".

- O atual governo, logo em 2009, reativou o COMAD, que estava paralisado, realizou as eleições dos membros, lançou a Campanha Viva sem Drogas e já realizou dois Fóruns Municipais. A Superintendência também firmou parcerias com o Poder Judiciário e com a ONG Evoluir, para palestras e capacitações nas comunidades, ampliou as turmas atendidas pelo PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas); e, através de uma parceria com o Programa Prefeito Amigo da Criança, realizou um concurso de frases nas escolas municipais com o tema "Para dizer não às drogas é preciso..." - enumerou Dalmo Ribeiro, acrescentando também a instalação das câmeras de segurança, que ajudaram a inibir ações do tráfico.

Desde que foi implantado no Município, o programa "A Vida em Suas Mãos" já capacitou cerca de 90 pessoas dos bairros Santo Amaro, Vicentina, Engenheiro Passos e Cidade Alegria, esta última em fase de conclusão. A intenção é que ainda neste primeiro semestre sejam implantadas mais três turmas de capacitação contemplando moradores da Região das Barras (Fazenda da Barra I, II e II, Jardim do Sol, Jardim Esperança, Parque Embaixador, Parque Minas Gerais e Morada da Barra), Manejo, Surubi e Vila Verde. As inscrições já estão abertas.

Os interessados em participar podem obter mais informações na sede da Superintendência, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, ou através do telefone 3381-3504.

AA - Com o apoio da Superintendência de Ordem Pública e do COMAD, a Associação de Moradores de Engenheiro Passos criou há mês um grupo dos Alcóolicos Anônimos (AA). As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, na sede da Associação, que fica na Avenida das Camélias, s/n°, Cohab, Bela Vista. Mais informações pelo telefone 3357-1398.

Palavras chaves: PREVENÇÃO ÀS DROGAS