° Minº Max

16/03/2010

Máquinas e caminhões da Prefeitura removem estragos da chuva

Cinquenta servidores são mobilizados para atender bairros atingidos

Máquinas e caminhões da Prefeitura removem estragos da chuva

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Pelo menos 50 funcionários de várias secretárias e departamentos municipais da Prefeitura foram mobilizados hoje para o trabalho de remoção dos estragos provocados pela forte chuva ocorrida ontem à noite em Resende. A informação é do prefeito José Rechuan (DEM), que acompanhou pessoalmente, no começo da manhã desta terça-feira, os serviços contra os transtornos causados pelo temporal. O problema principal registrado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Município foi o transbordamento do ribeirão Sesmarias, que afetou vários bairros da área urbana, entre eles Jardim Brasília, Parque Ipiranga, condomínio Chácara do Tácito, Alvorada e Jardim Jalisco. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, o transbordamento deste manancial foi agravado pelo temporal registrado no município paulista de São José do Barreiro. No caso de Resende, a Defesa Civil constatou alagamentos de casas e estabelecimentos comerciais, entre outros imóveis situados às margens do ribeirão; das duas pontes sobre o Sesmarias, uma na entrada do Jardim Brasília, próximo à Igreja Batista Central e a outra entre a Ponte Miguel Couto e a agência do INSS, no Centro da cidade, que foram interditadas; além da inundação da parte baixa da nova sede do Asilo Nicolino Gulhot, que se localiza no Parque Ipiranga. Dos 50 operários da Prefeitura de Resende deslocados para a remoção dos estragos, cerca de 20 pertencem à Secretaria Municipal de Obras e à Defesa Civil do Município, que trabalham em conjunto com agentes do Corpo de Bombeiros da cidade. Estes operários atuaram principalmente no resgate de famílias residentes às margens do Sesmarias, que tiveram suas casas invadidas pela água. O resgate contou com o auxílio de uma embarcação do Corpo de Bombeiros. Uma máquina retroescavadeira chegou a ser colocada à disposição pela Prefeitura para remover os obstáculos que pudessem impedir a chegada dos operários até as residências. Já no bairro Boa Vista, que se localiza próximo à região da Grande Alegria, uma outra máquina retroescavadeira realizou a retirada de lixo e entulho do canal do bairro.
Palavras chaves: AÇÃO RÁPIDA