07/12/2010
Módulo do Saúde da Família na Liberdade será inaugurado em março
Investimentos em prevenção diminuíram internações no Hospital de Emergência
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
O módulo do Programa Saúde da Família do bairro Liberdade – cuja obra se encontra em andamento, através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal – será inaugurado em março.
Segundo a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno, a entrada em funcionamento da nova unidade faz parte das ações realizadas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) com o objetivo de ampliar o atendimento na área de saúde preventiva em Resende.
Entre os trabalhos já realizados neste sentido desde o ano passado, está a reforma dos postos dos bairros Cabral, São Caetano, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio e da Baixada da Olaria.
Ana Paula frisou a importância da aprovação dos projetos da Prefeitura para a construção de mais cinco unidades do Programa Saúde da Família nos bairros Cidade Alegria, Vila Isabel, Morada do Contorno e Vila Julieta (um posto, em cada comunidade). O quinto módulo vai se localizar provavelmente no Bairro Cabral. Os projetos acabam de ser aprovados pelo Governo Federal, que destinou cerca de R$ 3, 5 milhões para as obras.
Segundo ainda a diretora, o módulo já em construção na Liberdade atenderá também as famílias residentes na Vila Santa Cecília – as duas comunidades ficam na região do Manejo.
- Com a ampliação do Programa Saúde da Família em Resende, a Prefeitura terá condições de melhorar ainda mais o trabalho de prevenção iniciado no ano passado. Investindo na prevenção, conseguimos evitar o agravamento de problemas de saúde, através principalmente do acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos, da vacinação das crianças, da realização dos exames preventivos para mulheres, os quais são importantes para a prevenção de câncer de colo do útero e da mama – enumerou.
Para a diretora, os resultados positivos do trabalho da Prefeitura na saúde preventiva já podem ser constatados por meio da diminuição das internações hospitalares. Ela lembra que um levantamento divulgado há alguns meses pelo Hospital Municipal de Emergência (foto) apontou a redução das internações por acidente vascular cerebral (derrame), por complicações decorrentes do diabetes e de doenças cardiovasculares.
Implantado pela atual administração do Município, o Programa do Tabagismo, através do qual 87 por cento dos pacientes atendidos conseguiram deixar de fumar, também foi apontado por Ana Paula como outro resultado positivo das ações de prevenção da Prefeitura.
Palavras chaves: OBRA EM ANDAMENTO