23/12/2011

Luta contra a dengue mobiliza quase cem agentes sanitários da Prefeitura

Mais 66 larvas do mosquito transmissor são encontradas pela Secretaria Municipal de Saúde

Luta contra a dengue mobiliza quase cem agentes sanitários da Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

No período entre 11 e 17 de dezembro, a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde que coordena as ações de prevenção e combate à dengue em Resende, eliminou mais 66 larvas do mosquito transmissor da doença. Os focos foram encontrados durante as inspeções regulares feitas pelos agentes sanitários nos bairros Campos Elíseos, Vila Araújo, Comercial, Novo Surubi, Jardim Beira-Rio, Tangará, São Caetano, Barbosa Lima e Paraíso. Com o objetivo de diminuir os riscos de formação de novos focos do mosquito transmissor, a Prefeitura retirou somente neste mês de dezembro um total de 21 caminhões de entulhos das vias públicas em vários bairros contemplados com a realização de mutirões de limpeza (foto). Em dezembro, até terça-feira, dia 21, apenas um caso da doença tinha sido confirmado no Município, mas durante o ano todo de 2011, os números da dengue em Resende já chegaram a 1.690 (casos notificados) e 1.021 (casos confirmados). No sábado passado, 17, o mutirão de limpeza ocorreu nos bairros Vila Verde e parte do Novo Surubi, ambos da região central de Resende, onde dois caminhões e uma máquina retroescavadeira apoiaram o trabalho de servidores de duas secretárias municipais (Saúde e Serviços Públicos) na retirada de lixo das ruas e na orientação aos moradores a respeito dos cuidados que devem ser seguidos para evitar a doença. No entendimento do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, os mutirões da dengue reforçam ainda mais o comprometimento da Prefeitura em atuar na eliminação de focos do mosquito transmissor, mas ele ressalta que o resultado eficaz do trabalho passa diretamente pelo engajamento da população na luta contra o mosquito transmissor. Daniel Brito considerou preocupante o número de caminhões de entulhos recolhidos nos bairros onde os mutirões foram realizados. - A grande quantidade de entulho recolhida durante os mutirões mostra que ainda falta colaboração da população na eliminação dos focos de suas residências. Sozinha, a Prefeitura não conseguirá vencer a guerra contra o mosquito - avaliou o secretário, frisando mais uma vez para que a população precisa fazer sua parte, mantendo seu quintal livre de objetos que possam acumular água e servir de depósito para as larvas do Aedes. Resende foi um dos poucos municípios do estado do Rio de Janeiro que cumpriu as metas estipuladas pelo Governo do Estado no enfrentamento da doença, mas a chegada do verão preocupa as autoridades da Prefeitura, já que a Secretaria Estadual de Saúde prevê uma epidemia de dengue em todo o território fluminense. Além de intensificar a realização de mutirões de limpeza pelas comunidades, a Prefeitura, via Secretaria de Saúde do Município, comprou este ano novos veículos e equipamentos para ao CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses conta atualmente com 95 vigilantes sanitários, 73 deles destacados para o trabalho de inspeções aos imóveis do município, o que é realizado pelo menos cinco vezes ano.
Palavras chaves: PREVENÇÃO