25/05/2011

Lixo hospitalar vai ser incinerado a partir de junho no Município

Líder do governo estadual na ALERJ destaca importância desta iniciativa da Prefeitura

Lixo hospitalar vai ser incinerado a partir de junho no Município

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), e por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, inicia uma nova forma de descarte dos resíduos da área de saúde. A partir do dia 01º de junho, todos os resíduos provenientes de hospitais, clínicas, consultórios odontológicos e farmácia passarão a ser incinerados, por uma empresa especializada. Atualmente, os resíduos de saúde recolhidos em toda Região das Agulhas Negras estão sendo depositados no Aterro Sanitário Regional de Bulhões, de acordo com o consórcio intermunicipal.Neste local, todo material é colocado em uma cava, protegida internamente por lona, coberto por uma camada de cal, e numa etapa posterior, por uma camada de terra. A partir do próximo mês, com a implantação deste novo projeto, todo material passará a ser depositado em um container refrigerado. Ao atingir entre 15 a 20 toneladas, o container será removido pela empresa contratada, para ser incinerado em um local apropriado, na cidade de Araruama ( Região dos Lagos). - Este é um grande passo que estamos dando em direção à preservação do solo e da qualidade de vida da população, pois passaremos a descartar todo material produzido pelas unidades de saúde de forma mais adequada, contribuindo dessa maneira também com a conservação do meio ambiente - comenta o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi (foto). De acordo com ele, a notícia desta mudança foi apresentada durante uma audiência pública sobre o tema “Riscos Ambientais Causados pelo Lixo Hospitalar na Região Sul Fluminense”, realizada recentemente, no Rio de Janeiro, pela Assembléia Legislativa do Estado. O encontro foi convocado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, deputado estadual Átila Nunes (PSL). Durante a audiência, a Região das Agulhas Negras – que reúne os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis – recebeu elogios pela solução encontrada para descartar os materiais de saúde. - O líder da administração do governador Sérgio Cabral na Assembléia Legislativa, deputado estadual André Corrêa (PPS), que participou desta audiência, enalteceu esta iniciativa da administração do prefeito José Rechuan (DEM) em Resende, no sentido de iniciar este projeto de incineração dos materiais – conclui o presidente da AMAR.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE