Chefia de Gabinete

25/04/2014

Lixo de Resende deve ter novo destino com criação de Consórcio do Sul Fluminense

Municípios se unem para solucionar a gestão de resíduos sólidos

Crédito: Cloves Alves - PMR

Buscando soluções para a destinação final de resíduos sólidos, Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, juntamente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, constituíram o Consórcio Sul Fluminense II. O objetivo é que juntos os municípios somem forças para se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões e o planejamento da destinação, recuperação e aproveitamento dos resíduos.

O protocolo de intenções para criação do Consórcio já foi assinado pelos prefeitos e pela Secretaria de Estado do Ambiente, que disponibilizará suporte técnico e financeiro às cidades. A previsão é que as etapas para sua legalização sejam concluídas nas próximas semanas, incluindo registro em cartório, reunião para eleição do presidente, emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e envio à Câmara Municipal para que seja aprovada a adesão do município ao Consórcio.

Com a efetivação do Consórcio, o primeiro passo será a contratação de empresa para transporte do lixo do Aterro de Resende para Barra Mansa, onde existe um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), licenciado pelo Governo do Estado.

- Essa é uma medida provisória e emergencial para adequação à lei. O objetivo é que o Aterro Sanitário de Resende, em Bulhões, seja desativado e transformado em uma Unidade Provisória de Transbordo - afirma o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura.

Segundo ele, o passo seguinte seria a criação de um Centro de Tratamento de Resíduos na Região das Agulhas Negras e a remediação (recuperação) do aterro em Bulhões, também por meio do Consórcio.

Serão debatidas ainda entre os municípios ações que contemplem os trabalhadores que atuam hoje em dia no local. Entre as propostas está a inserção das pessoas no Programa Coleta Seletiva Solidária, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ou em associações e cooperativas de catadores de Resende. Além disso, serão feitas buscas nas Secretarias Municipais de Trabalho e Renda e de Assistência Social e Direitos Humanos, para a colocação dos trabalhadores no mercado de trabalho e em programas sociais que atendam suas necessidades.

Coleta Seletiva - Pensando também na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Resende está avançando com as ações do Programa Municipal de Coleta Seletiva, realizado em parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR). Ele já atende semanalmente 31 bairros e 19 escolas municipais. A proposta está sendo debatida ainda com gerentes de supermercados para que agilizem o trabalho de coleta separando os materiais recicláveis. Atualmente já são recolhidos 2.550 quilos por dia e os recursos arrecadados com a venda do material para a indústria de reciclagem são revertidos para a própria associação.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE