28/03/2012

LINHA DIRETA COM O CIDADÃO

Melhorias da Prefeitura priorizam demandas encaminhadas pela população

LINHA DIRETA COM O CIDADÃO

A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Resende registrou uma queda no número das principais reclamações feitas pela população durante o período de chuvas. Os dados fazem parte de um relatório apresentado todos os anos pela Ouvidoria, que tem como objetivo avaliar o atendimento prestado pela administração municipal à população da cidade.

As comparações foram feitas com base nos dados registrados entre novembro de 2010 a março de 2011 e de novembro de 2011 ao dia 25 de março deste ano (2012). As maiores quedas de reclamações foram constatadas nas seguintes áreas: terrenos particulares baldios e com mato alto (de 276 para 201); mato alto em vias públicas (de 196 para 42) e informações sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, cujo número de reclamações foi reduzido de 92 para 63.

Entre outras demandas que também apresentaram quedas neste comparativo estão postes com lâmpadas queimadas, trechos de pavimentação das ruas danificados (pedidos de operações tapa-buracos), recolhimento de entulhos, coleta de lixo e denúncias de construções irregulares, entre outros.

No entendimento do ouvidor geral do Município, Antônio Leão, a diminuição do número de registros relacionados a estes serviços reflete os resultados provenientes das ações implantadas pela Prefeitura com o objetivo de corrigir as deficiências apontadas e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços públicos prestados aos moradores de Resende.

No caso da limpeza urbana (foto), ele lembrou a divisão da cidade, no ano passado, em sete regiões populacionais para garantir o trabalho permanente de varrição, roçada e capina. Durante a primeira quinzena de março, por exemplo, quase 30 comunidades da área urbana foram contempladas com os serviços neste setor e as empresas contratadas para a conservação urbana recolheram mais de 300 caminhões de lixo e entulho das vias públicas. Com a nova modalidade de contratação para a limpeza urbana, os trabalhos passaram a ser feitos por empresas diferentes (uma em cada região). Antes, apenas uma empresa era encarregada de promover o serviço.

Com relação às ações de prevenção contra a dengue, o ouvidor destaca os procedimentos adotados pela Secretaria Municipal de Saúde no sentido de diminuir os riscos de transmissão da doença, como o aumento do número de agentes sanitários nas ruas; os mutirões de limpeza em vários bairros para recolher entulhos e recipientes propícios à formação do mosquito transmissor, entre eles latas velhas, garrafas e pneus velhos; as campanhas educativas promovidas em escolas, entidades comunidades e durante os eventos públicos, além da instalação de cadeiras de hidratação e do recebimento de 30 mil testes rápidos para examinar os casos suspeitos.

- Estamos falando de avanços na saúde pública, setor que representa uma das grandes preocupações em todo o país. Isso significa que as melhorias promovidas pela Prefeitura de Resende estão atendendo às demandas da população  - afirmou.

Palavras chaves: Ouvidoria