Resende

18° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Educação

17/01/2012

Linha aérea deverá iniciar operação em Resende até março

Prefeitura cumpre mais uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil

Linha aérea deverá iniciar operação em Resende até março

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

       A Prefeitura cumpriu nesta terça-feira, dia 17, mais uma etapa das exigências voltadas à implantação de uma linha aérea diária, no Aeroporto Agulhas Negras (foto): o encaminhamento à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de informações solicitadas por esta instituição do Governo Federal a respeito da infra-estrutura do aeroporto localizado em Resende, como condições da pista para pouso e decolagens, sistema de iluminação, área para acomodação de passageiros e setor destinado à realização de vistorias.

 Para o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, “é praticamente certo que até o final de março a linha aérea esteja sendo operada em Resende”.

        Segundo ele, os vôos serão realizados pela Trip Linhas Aéreas S/A, empresa brasileira com sede no município paulista de Campinas, que possui a terceira maior frota comercial do Brasil.

     A frota é formada por 54 aeronaves em quatro modelos diferentes. A Trip opera 88 destinos dentro do território nacional.

A linha planejada para Resende é Campo Grande, no estado de Mato Grosso – Dourados – Curitiba – Campinas – Resende. Na viagem de volta, estão sendo estudadas conexões em Brasília, Belo Horizonte e Londrina, no Paraná. A linha aérea terá vôos de segunda a sexta-feira.

        Edgar Moreira destaca a importância da implantação dos vôos diários no Aeroporto Agulhas Negras “como forma de incrementar ainda mais o desenvolvimento econômico de Resende não apenas no segmento industrial, mas também na área de turismo, já que o setor vem sendo fortalecido pela administração do prefeito José Rechuan (PP)”.

Segundo ele, as condições de segurança existentes no aeroporto situado em Resende foram aprovadas recentemente pela ANAC.

 A confirmação da instalação da Nissan e da expansão da Man Latin América, ocorridas no ano passado, são lembradas por Edgar como acontecimentos que reforçam a posição de Resende como um dos pólos de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, “motivo pelo qual a implantação de uma linha aérea se torna ainda mais importante”.

Com relação à importância dos vôos diários em Resende para o segmento turístico, o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura de Resende declara que “a implantação da linha aérea vai contribuir diretamente para o desenvolvimento integrado proposto pelo Projeto Cercanias”.

Lançado em julho de 2009, através de um movimento iniciado sob a coordenação da Prefeitura de Resende, o Cercanias é formado por 15 cidades limítrofes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

 Por meio deste projeto, são realizadas ações integradas de desenvolvimento nas áreas de saúde, turismo, educação, crescimento econômico e cultura, entre outros segmentos.

- Resende tem um potencial turístico de muito destaque no interior fluminense, assim como outros municípios integrantes do Projeto Cercanias, entre os quais Itatiaia, Itanhandu, Caxambu e as cidades do vale do café no Estado de São Paulo. Entendemos, portanto, que a linha aérea vai representar uma conquista de importância primordial para o incremento também deste setor – disse Edgar.

 

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados