12/09/2011

Operários retiram quase 150 caminhões de entulhos das vias públicas

Limpeza urbana: 50 bairros atendidos em apenas um mês

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos divulgou nesta semana mais um relatório sobre o serviço de limpeza urbana que tem sido realizado de forma permanente em todo Município (foto). Segundo o balanço das ações executadas, no mês de agosto, foram feitos serviços de varrição, capina, roçada e pintura de meio-fio em 50 bairros, onde também as empresas contratadas pela Prefeitura para o setor retiraram cerca de 150 caminhões com entulhos.

Os serviços nos bairros estão sendo executados com o apoio dos seguintes equipamentos: roçadeiras costais; caminhões para retiradas de resíduos; mini-carregadeira com implementos que varrem, coletam e depositam diretamente no caminhão de coleta, automaticamente; além do equipamento de varrição motorizado (soprador). Este equipamento auxilia os operários da limpeza urbana na remoção de folhas e pequenos resíduos.

- A utilização destes equipamentos auxiliares tem feito Resende se destacar na área da limpeza urbana pelo uso desta modalidade técnica - comenta o secretário de Serviços Públicos da Prefeitura, Marcial Corrêa.

Com o objetivo de agilizar a limpeza em todo o Município, a Prefeitura contratou sete empresas, que ficaram responsáveis pela realização dos serviços em sete regiões diferentes, dentro das quais se encontram incluídas vários bairros. Nestas regiões, cada empresa cumpre um cronograma de serviço, onde cada bairro deve receber varrição pelo menos duas vezes por semana e os serviços de limpeza precisam ser realizados num intervalo de 30 a 60 dias.

Todo o trabalho de limpeza urbana é feito atualmente por aproximadamente 220 operários e também faz parte do planejamento da Prefeitura visando diminuir os riscos de transtornos na época das chuvas.

Pelo relatório da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, foram contemplados, no mês de agosto, com serviços de limpeza, os seguintes bairros: Boa Vista I, Boa Vista II e Jardim Beira Rio (Região 1); Morada da Colina I, II e III, Loteamento Mirante das Agulhas, Morada do Bosque, Retiro do Paraíso e Casa da Lua (Região 2); Centro, Loteamento Barbosa Lima, Parque Ipiranga I e II, Tangará, Jardim Brasília I e II, Eucaliptal e Vila Adelaide (Região 3);  Engenheiro Passos, Santo Amaro, Vila Vicentina I e II, Vila Verde, Vila Nova, Alto Surubi, Novo Surubi, Surubi e Vila Elizabeth (Região 4).

Já nas outras regiões, a Secretaria de Serviços Públicos, por meio das empresas contratadas, atendeu os bairros Alambari, Cabral, Morro do Cruzeiro, Castelo Branco, Paraíso e Santo Caetano (Região 5); Morada da Barra, Nossa Senhora de Fátima I e II, Parque Embaixador, Vila Maria Cândida e Campo Belo (Região 6); e Jardim Primavera I, II, III, Toyota I e II, Vila Lourdes, Vila Isabel e Morada do Contorno (Região 7).
Palavras chaves: RUAS LIMPAS