Assistência Social e Direitos Humanos

16/11/2011

Limpeza no Rio Paraíba vai melhorar escoamento do Rio Sesmarias

Obras de prevenção no Sesmarias deverão estar concluídas em março

Limpeza no Rio Paraíba vai melhorar escoamento do Rio Sesmarias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura, por meio da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), informa que os trabalhos realizados por uma máquina retroescavadeira ao lado da Ponte Velha, no Rio Paraíba do Sul, fazem parte das obras de prevenção contra as chuvas que estão sendo iniciadas no Rio Sesmarias pelo Município.

O planejamento destas obras prevê, entre outras ações, o trabalho de limpeza do trecho do Paraíba do Sul, entre a ponte sobre o Sesmarias na Avenida Presidente Kennedy (via lateral à agência do INSS) e a Ponte Velha. Estes serviços terão como objetivo melhorar as condições de escoamento da água proveniente do Rio Sesmarias, que desemboca no Rio Paraíba.

Quanto ao aterro feito recentemente ao lado da Ponte Velha, ele representa uma parada provisória para a máquina (foto) e o caminhão que serão utilizados na retirada do material do fundo das margens do Paraíba, já que estes equipamentos não conseguiriam ficar estacionados no local sem a existência de uma base consistente.

A medida visa evitar também transtornos ao sistema viário das imediações, o que certamente ocorreria caso a máquina e o caminhão ficassem estacionados na pista de circulação dos veículos durante a realização dos trabalhos. A AMAR garante que, após a conclusão do serviço, a terra será retirada.

Segundo ainda a Agência do Meio Ambiente, todos os procedimentos das obras de prevenção do Rio Sesmarias, que incluem a construção de muros de contenção em três pontos diferentes, estão autorizados por todos os organismos ambientais competentes. Os muros de contenção vão ser construídos nos trechos do manancial localizados próximos à Associação Pestalozzi de Resende, ao Loteamento Barbosa Lima e à Universidade Estácio de Sá.

Realizadas através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, as obras no Rio Sesmarias representarão investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões em ações de prevenção contra as chuvas. A previsão é de que o trabalho seja concluído até o começo de março. Os recursos foram obtidos em Brasília pela Prefeitura, por meio de uma emenda inserida no orçamento da União pelo deputado federal Glauber Braga (PSB).

No ano passado, uma ação integrada entre várias secretarias municipais garantiu o atendimento a centenas de famílias que tiveram suas residências afetadas pelos transbordamentos do rio, ocorridos nos meses de março e dezembro. Nas duas ocasiões, o problema foi causado por fortes chuvas ocorridas no município paulista de São José do Barreiro, onde se situa a nascente do manancial, mais precisamente na Serra de Formoso.

Palavras chaves: Meio Ambiente