Comunicação Social e Eventos

12/02/2014

Ligações de água e de esgoto ficam mais baratas por determinação da Prefeitura

Redução foi possível graças à assinatura de termo de compromisso entre Sanear e concessionária

Ligações de água e de esgoto ficam mais baratas por determinação da Prefeitura

Crédito: Divulgação - AAN

Desde 1º de janeiro de 2015, os preços para ligação de água e de esgoto e para religação estão mais baratos. A medida foi possível graças à assinatura de um termo de compromisso entre a Sanear (Agência de Saneamento Básico de Resende) e a concessionária Águas das Agulhas Negras.

O termo substitui multas aplicadas pela Sanear à empresa, que somavam cerca de R$ 2,5 milhões. Já as obrigações e investimentos previstos no termo ficam em torno de R$ 4,6 milhões.

- A agência adotou esse instrumento legal, pois o objetivo não é arrecadar o valor referente à multa, mas que o serviço seja prestado à população com qualidade. Por isso, por solicitação do prefeito José Rechuan, optamos por um acordo que prevê diversas ações que beneficiam os moradores, como a redução do custo de serviços - explica o presidente da Sanear, José Renato Bruno.

O termo, assinado no final do ano passado, também prevê que a Águas das Agulhas Negras assuma a operação e manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto da Fumaça.

Outro ponto do acordo estipula melhorias na zona rural e no Parque das Águas. Esses investimentos representam R$ 579 mil. Serão beneficiadas as localidades de Capelinha, Mauá e Lote 10, Fumaça e Vargem Grande. Entre os serviços que serão realizados estão impermeabilização do reservatório de distribuição de água, melhorias na captação de água, pintura da ETE Fumaça, entre outros. Já o fontanário do Parque das Águas receberá substituição do piso e de torneiras, pintura da grade e de paredes e limpeza.

A concessionária também deverá implantar sistema de tratamento de esgoto em Engenheiro Passos, além de construir todo o sistema de rede. Segundo o presidente da Sanear, essas obras têm o custo estimado de R$ 3 milhões e já estão em fase de elaboração de projeto. A Prefeitura busca, junto com a empresa, uma área para construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

- O prazo para conclusão de todas as ações é no final de 2017. Essas obrigações não estavam previstas no plano de investimento do contrato de concessão, ou seja, por solicitação do prefeito, conseguimos ampliar os investimentos na área - destacou José Renato.

Tarifas – A ligação de água passou de R$ 486,27 para R$ 437,64. Já a ligação de esgoto caiu de R$ 615,94 para R$ 429,53. A religação simples, que custava R$ 97,25, está custando R$ 37,28.

Palavras chaves: SANEAMENTO