18/04/2012

Levantamento da Secretaria de Saúde aponta redução dos casos de dengue

Agentes sanitários são capacitados pelo Governo do Estado

Levantamento da Secretaria de Saúde  aponta redução dos casos de dengue

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio de uma ação integrada entre três secretarias municipais, realiza neste sábado, dia 21, mais um mutirão de limpeza e combate à dengue no Jardim do Sol, bairro que se localiza na região da Fazenda da Barra. Os trabalhos, que serão realizados das 8 às 14 horas, têm como objetivo destinar materiais que possam acumular água parada, formando com isso o ambiente propício à formação de focos do mosquito da dengue.

Os moradores vão receber também orientações sobre os cuidados que devem ser adotados contra a proliferação de focos da doença. Nos dois últimos mutirões de limpeza contra a dengue, já promovidos neste mês pela Prefeitura, um deles no Parque Embaixador e o outro na Fazenda da Barra I, foram recolhidos 16 caminhões de entulho.

Nas duas comunidades, os agentes sanitários da Secretaria Municipal de Saúde não encontraram focos do mosquito, mas o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), Marcio Luciano Mendes, alerta que o cuidado por parte da população deve ser constante. Os mutirões, cuja realização foi intensificada a partir de novembro do ano passado, contam com 30 servidores municipais. Eles têm o apoio de cinco caminhões, duas máquinas retro-escavadeiras e vários equipamentos manuais.

Até o momento, o Município confirmou 35 casos da doença entre as 213 notificações a respeito de casos suspeitos a partir de janeiro deste ano. Deste total de notificações, 123 já foram descartados e outros 55 aguardam o resultado do exame. Os números apontam uma diminuição com relação ao mesmo período de ano passado, quando ocorreram 325 notificações de casos suspeitos, das quais 92 foram confirmados.

A diretora de Vigilância em Saúde de Prefeitura, Lúcia Albuquerque, destacou a importância do teste rápido da doença no Município, que está sendo realizado tanto no Hospital de Emergência, quanto na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Laboratório Municipal. O resultado do teste fica pronto em dez minutos e garante um diagnóstico rápido e eficiente, permitindo o tratamento imediato dos pacientes com sintomas da doença.

O CCZ vem atuando diariamente no combate aos focos do mosquito aedes aegypti, priorizando os bairros com o maior número de notificações da doença. Nestas localidades, a equipe faz um trabalho de bloqueio em todo o quarteirão da residência onde mora a pessoa com suspeita de dengue.

Durante a realização destas ações, também está sendo usado o inseticida malathion, por meio da máquina UBV pesado, conhecida como fumacê. Na semana passada, agentes sanitários da Prefeitura foram capacitados por técnicos da Secretaria estadual de Saúde do Estado para utilizar este equipamento. O treinamento (foto) ocorreu na sede do CCZ, que se localiza no Loteamento Vila Vicentina II.

Palavras chaves: LUTA CONTRA A DOENÇA