Assistência Social e Direitos Humanos

29/01/2014

Levantamento busca famílias de baixa renda que não estão cadastradas em programas sociais

Busca Ativa da Prefeitura de Resende é ação pioneira no estado

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

De forma pioneira no estado, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inicia na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a busca ativa de famílias de baixa renda com direito a benefícios socioassistenciais, mas que não estão cadastradas em programas. A ação percorrerá diversos bairros, incluindo a Zona Rural, em busca de famílias em situação de pobreza e pobreza extrema, segundo relatório apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

- A meta deste grande trabalho, que percorrerá diversos pontos da cidade nos próximos sete meses, é localizar quem são essas famílias que têm o direito a participar de programas sociais e que por falta de informação ainda não são beneficiadas - comenta o secretário de Assistência Social e Diretos Humanos, Alfredo de Oliveira.

Atualmente, fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em Resende 7.643 famílias, mas, de acordo com o relatório do MDS, mais de 1.378 famílias se enquadrariam no perfil dos programas socioassistenciais e poderiam, por exemplo, ser beneficiados com programas como o Bolsa Família e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ambos do Governo Federal.

- Há esta lacuna de famílias que esperamos preencher com a Busca Ativa. São pessoas que, apesar da ampla divulgação feita pelo Governo Federal, e os esforços do Município, com a sensibilização em eventos, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no CRAS Itinerante e mais recentemente com o Projeto Rede Amiga Com Você, ainda não fizeram o seu cadastro - diz o secretário Alfredo.

Para a realização deste trabalho, a Prefeitura contratou, através de processo licitatório, uma empresa especializada para a realização do serviço, que vai contar com equipe formada por nove pessoas, incluindo assistentes sociais e psicólogos, capacitados pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, sobre o CadÚnico e os programas relacionados.

- Também estamos incluindo neste trabalho algumas ações do projeto Rede Amiga. A intenção é aproveitar para saber se essas pessoas são atendidas também pelas unidades e serviços oferecidos pelo poder público, não só na área da Assistência Social, como na Saúde e na Educação - ressalta Alfredo de Oliveira.

MAIS ATENDIDOS NO BOLSA FAMÍLIA - O trabalho de busca ativa que está sendo reforçado agora já é feito através de projetos como o CRAS Itinerante e Rede Amiga Com Você, e também nos locais fixos de atendimentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O serviço realizado refletiu em um aumento de 16% no número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, saltando de 2.200 (2012) para 2.594 famílias (2013). O aumento também foi apresentado no Cadastro Único para Programas Sociais que aumentou cerca de 30%, passando de 5.945 para 7.643 famílias, no mesmo período.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL