02/08/2011

Entre 2009 e 2010, ocorrências no sistema viário caíram 33 por cento

Levantamento aponta redução de acidentes em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um levantamento feito pela Guarda Municipal, com base nas ocorrências de trânsito registradas pela 89ª Delegacia de Polícia (Resende), revela que após as modificações implantadas no sistema viário do Município pela Prefeitura, houve uma redução significativa no número de acidentes de trânsito.

Em 2010, com as mudanças já em prática, foram registrados 59 acidentes contra 87 no ano anterior, o que significa uma redução de 33 por cento. Neste ano (2011), entre janeiro e junho, o número de acidentes foi de 28 casos.

Segundo os dados do levantamento, no período de janeiro de 2004 a junho de 2011 foram registrados em Resende exatos 910 acidentes de trânsito, sendo que durante a administração do prefeito José Rechuan (DEM), iniciada em janeiro de 2009, este número ficou de 174 casos, ou seja, apenas 19 por cento do total de registros.

Pelo mesmo levantamento, nos anos de 2007 e 2008, a Polícia Civil registrou 221 acidentes, um número maior do que o registro destas ocorrências nos dois anos iniciais do atual governo da cidade (2009 e 2010): 146 acidentes.

No mês anterior à implantação das modificações em vigor no sistema viário da cidade, ou seja, outubro de 2009, foram registrados em todo o Município 12 acidentes.

A partir das mudanças no trânsito, este número vem caindo mês a mês. Em novembro e dezembro, por exemplo, ocorreram 13 acidentes, sendo sete em novembro e seis no mês de dezembro.

Os dados deste balanço da Guarda Municipal respaldam outro levantamento a respeito de ocorrências no sistema viário de Resende, anunciado em abril deste ano (2011), pela Organização Não-Governamental internacional GRSP (Parceria Global de Segurança Viária).

Esta ONG desenvolve ações de educação no trânsito da cidade em parceria com a Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município.

De acordo com os números desta instituição, no ano passado (2010), Resende ficou 296 dias sem registrar acidentes com vítimas fatais. O levantamento mostra também que entre janeiro e dezembro do ano passado, não houve registros de acidentes graves pelo período de 174 dias seguintes.

- O balanço mostra que vidas estão sendo salvas na cidade – disse o consultor da ONG, José Cardita, ao anunciar os números durante uma cerimônia promovida pela Prefeitura no plenário da Câmara de Vereadores.

A foto retrata melhorias no trânsito da Praça da Concórdia.
Palavras chaves: MUDANÇAS NO TRÂNSITO