27/11/2018
LABORATÓRIO MUNICIPAL GANHA NOVAS INSTALAÇÕES
Espaço, anexo à Santa Casa, oferece mais conforto aos pacientes, além de agilizar o fluxo de atendimento
Crédito: Carina Rocha
A saúde pública de Resende, que já vem recebendo importantes investimentos como a compra de equipamentos para o Hospital de Emergência, as melhorias realizadas na Nova Santa Casa e a revitalização de unidades básicas de saúde, acaba de alcançar mais uma conquista com a implantação do novo Laboratório Municipal. Anexo à Nova Santa Casa, o laboratório, que conta com instalações mais amplas, incluindo uma sala exclusiva para a coleta de sangue, está localizado no espaço onde anteriormente funcionava o Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (atual Frente Nacional de Combate ao Câncer), cuja sede foi transferida para a Rua Isaac Halpern, 94, no bairro Comercial
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos maiores benefícios da medida é a ampliação da capacidade de atendimento da unidade, que salta de 50 pacientes/dia, para cerca de 70 – um aumento de 40%. Além disso, o novo laboratório também dispõe de um ambiente mais humanizado, adequado e confortável para a realização dos exames, o que é fundamental para os pacientes, já que muitos são idosos e crianças.
Visando adaptar o imóvel para passar a funcionar como um Laboratório Municipal, o prédio onde funcionava o antigo GAPC passou por uma reforma geral, que incluiu a revisão de toda a rede elétrica, serviços de pintura e instalação dos equipamentos necessários, além da construção de dois banheiros, climatização do ambiente e aumento da área de atendimento.
- O objetivo desta mudança é garantir mais conforto para os pacientes de uma forma geral, em especial para os idosos e as crianças, e também para os profissionais que atuam na unidade, que agora contam com melhores condições de trabalho. Disponibilizar para a população um laboratório com instalações adequadas e confortáveis, sem dúvida, é um grande passo que damos para melhorar ainda mais a saúde de nosso município – explica o secretário Alexandre Vieira.
Mais melhorias
Além da implantação do Laboratório Municipal, que representa um importante investimento na saúde pública, a Prefeitura também está dando continuidade à segunda etapa das obras de revitalização da Nova Santa Casa de Resende. O trabalho inclui a reforma de setores como o ambulatório, que ganhou mobiliário novo, entre outras melhorias; da recepção, onde já está em funcionamento um painel eletrônico através do qual os pacientes são chamados para suas consulta; e do Centro de Materiais Esterilizados (CME), que recebeu uma nova autoclave, com capacidade de 250 litros. O equipamento, doado pela MAN Latin América, funcionará de forma conjunta com o antigo, cuja capacidade é de 100 litros.
Palavras chaves: Laboratório Municipal