° Minº Max

19/02/2010

Laboratórios de informática em escolas serão ampliados

Mais uma unidade da rede municipal passa a ter sala para Educação Especial

Laboratórios de informática em escolas serão ampliados

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, empossada no cargo em dezembro de 2009, anunciou, na manhã desta quinta-feira, dia 19, novas ações que vão ser colocadas em prática pela Prefeitura neste ano na área do ensino público. Uma delas é a ampliação dos laboratórios de informática nas escolas que ainda não possuem. Atualmente, a rede possui 55 escolas, sendo que 17 delas já dispõem de laboratório. Soraia explicou que a meta da Secretaria é levar os laboratórios para todas as escolas de ensino fundamental. - Nossa prioridade neste início de ano letivo, no entanto, será realizar melhorias nos laboratórios já implantados, modernizando os equipamentos e programas – destacou a secretária, informando ainda que o prefeito José Rechuan (DEM) planeja para este ano ainda a entrega de laptops aos professores da rede municipal. O diretor de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Marcelo Ribeiro de Souza Monteiro, informou que o setor, criado recentemente, vai buscar novas tecnologias para as salas de aula e capacitar os professores no sentido de que eles utilizem estas tecnologias como ferramenta pedagógica. No que diz respeito à educação especial, Soraia Balieiro, anunciou ainda que o ano letivo de 2010 foi iniciado com a implantação da sala de recursos na Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés), onde será feito o atendimento individualizado e em grupos dos alunos especiais que estão matriculados na escola regular. Onze escolas da rede já possuem a sala e este ano a Prefeitura foi contemplada pelo Ministério da Educação com a “Sala Multifuncional”, através do qual são distribuídos 29 itens entre equipamentos, mobiliários e materiais pedagógicos, entre eles TV, DVD e computador, para melhorar o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais. Segundo ainda Soraia Balieiro, o início do ano letivo foi tranquilo e sem carências de professores no município. - Iniciamos o ano com professores, mas sempre aparecem as carências pontuais, decorrentes de licenças ou aposentadorias. A Secretaria sempre busca suprir as necessidades na medida em que elas surgem – explicou. No caso da Escola Municipal São Caetano, que está passando por obras de reforma e ampliação, a unidade deverá ser entregue aos moradores do bairro em um mês. Nesta segunda-feira, dia 22, a secretária reunirá os pais de alunos e a construtora responsável pela obra para debater as melhorias realizadas na escola. - Estamos fazendo uma escola em São Caetano que assegure condições para a segurança dos estudantes. Vamos entregar uma escola bonita e de qualidade. A unidade de São Caetano será modelo no município, com laboratório de informática, biblioteca e instalações mais modernas – garantiu Soraia Balieiro.
Palavras chaves: INCLUSÃO DIGITAL