22/06/2010

Juvenil do Resende lidera campeonato estadual de futebol

Apoio da Prefeitura garante participação do time na competição

Juvenil do Resende lidera campeonato estadual de futebol

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Ao vencer, sábado passado, a equipe do Atlético Rio, por 1x0, pela segunda rodada do returno, o Resende Futebol Clube (foto) assumiu a liderança isolada do Campeonato estadual de Juvenis. A equipe da cidade soma agora 23 pontos ganhos, seguida pelos times Artsul (22 pontos), Portuguesa (18), Friburguense (15), Atlético Rio (13), Ceres (04), Canto do Rio (um) e Rio São Paulo, que ainda não marcou nenhum ponto na competição. Além da liderança, o time resendense tem a defesa menos vazada do campeonato (o clube levou apenas três gols), o segundo melhor ataque (27 gols marcados) e o vice-artilheiro, que é o atacante Rafael Aranha, que já assinalou 11 tentos. A participação do Resende no campeonato juvenil tem o apoio da Prefeitura, que firmou uma parceria com o clube no ano passado mediante o investimento do time nas categorias de base. O prefeito José Rechuan (DEM) lembra que “a inclusão desta exigência no convênio teve como objetivo ampliar as ações de inclusão social, realizadas no município com o objetivo de oferecer perspectivas de um futuro melhor às crianças, adolescentes e jovens residentes na cidade”. Mais de 90 por cento do elenco juvenil que disputam o campeonato da categoria nesta temporada são formados por jogadores nascidos em Resende, residentes em diversos bairros do Município, como Vila Vicentina, Surubi, Cidade Alegria e Paraíso. Dos nove jogos disputados durante o campeonato estadual de juvenis deste ano, o Resende venceu sete, empatou um e perdeu apenas um. - Sabemos da importância do esporte como um caminho fundamental no sentido de garantir condições para um amanhã melhor aos jovens. No ano passado, quando assumimos a administração municipal, constatamos que grande parte do time profissional do Resende era composta por atletas de outros municípios, daí a nossa solicitação na época para que o clube priorizasse também as categorias de base com atletas do próprio município. A boa colocação do Resende no campeonato juvenil pode ser considerada um dado que sinaliza o quanto a nossa solicitação tem sentido – disse Rechuan. Promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o campeonato estadual de juvenis reúne 63 times da capital e de várias cidades do interior fluminense. Entre as equipes que participam da competição estão os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Na primeira fase, que é disputada em turno e returno, os times foram divididos em oito chaves com oito equipes cada – apenas um grupo tem sete agremiações. Os três primeiros colocados de cada chave passarão para a segunda fase da competição. Segundo o técnico do time juvenil do Resende, Peterson Tanure, a próxima partida do clube no campeonato será neste domingo, dia 27, contra o Canto do Rio, em Guapimirim (Baixada Fluminense). O jogo está marcado para às 13 horas. Visando se preparar para esta partida, e manter o primeiro lugar da chave, a equipe realiza até sábado treinos diários no campo do Resende Futebol Clube, sempre com início às 16 horas. A viagem para Guapimirim no domingo deverá se iniciar às 8 horas da manhã.
Palavras chaves: ESPORTE