Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

11/02/2011

Junta Comercial recebe 32 processos para abertura de negócios no mês de janeiro

Parceria com Prefeitura garante funcionamento da delegacia no Município

Junta Comercial recebe 32 processos para abertura de negócios no mês de janeiro

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Um balanço divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços mostra que, desde quando começou a funcionar em Resende a delegacia da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), há dez meses, cerca de 1.350 processos já deram entrada na unidade para o encaminhamento de variados assuntos, entre eles a regularização de empresas.

Somente no mês de janeiro deste ano (2011), a JUCERJA recebeu, por exemplo, 32 processos para a abertura de novos empreendimentos econômicos na cidade, o que, no entendimento do titular da pasta, Edgar Moreira (foto), pode ser interpretado como “outro resultado positivo do trabalho realizado pela Prefeitura visando ampliar as ações de geração de renda no Município”.

 Além da abertura de novas firmas, a delegacia analisa também processos para alteração de dados referentes a negócios já existentes e consultas, entre outros procedimentos.

A implantação da unidade em Resende, que funciona no prédio da Estação Ferroviária de Campos Elíseos, foi possível graças a uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Além da sede, o Município cedeu servidores e equipamentos.

Cada encaminhamento de processo através da JUCERJA tramita em, no máximo 72 horas. Antes da vinda da delegacia para Resende, estes procedimentos só poderiam ser realizados no Rio de Janeiro, num prazo que durava entre dois e três meses.

  De acordo com   Edgar Moreira, a delegacia  tem atendido empresários de pequeno, médio e grande porte; comerciantes e profissionais liberais de outros pontos do Estado, como Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) e até mesmo da capital.

 - A instalação deste órgão tem sido muito positiva para toda a sociedade Sul Fluminense, em razão dos excelentes resultados apresentados. Tanto que a JUCERJA já se transformou em uma referência para a região. Só em janeiro, por exemplo, foram 190 processos recebidos - salientou.

Ainda de acordo com o secretário, a delegacia também tem beneficiado o micro empreendedor individual, oferecendo todos os esclarecimentos necessários quanto à abertura de seus respectivos negócios. Ele fez questão de destacar que com a implantação da unidade em Resende, muitos trabalhadores, como vendedores ambulantes, doceiras e costureiras, estão saindo da informalidade, recolhendo impostos e tendo acesso às garantias trabalhistas

 - Estamos ampliando as condições favoráveis para o crescimento econômico da cidade. Antes, as pessoas interessadas na abertura de negócios não sabiam nem a quem recorrer. Sem dúvida, o funcionamento da JUCERJA tem provocado um impacto muito positivo em nossa economia – concluiu o secretário.

Palavras chaves: ECONOMIA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados