14/06/2021
JUNHO VERMELHO: NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DE RESENDE FAZ CAMPANHA PARA AUMENTAR ESTOQUE DE SANGUE
Com o tema “Doe sangue, doe vida”, o Hemonúcleo de Resende vem reforçando o incentivo à doação de sangue neste mês celebrativo
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou a campanha “Junho Vermelho”, que incentiva a doação de sangue em todo o País, visando aumentar o estoque no Núcleo de Hemoterapia de Resende (NHR). Com o tema “Doe sangue, doe vida”, o Hemonúcleo de Resende vem reforçando a campanha de doação de sangue neste mês, alusivo ao Dia Mundial do Doador do Sangue, comemorado em 14 de junho.
Nesta segunda-feira, dia 14, o Núcleo de Hemoterapia acolheu, de forma especial, 13 doadores de sangue, com ambiente decorado, lanche diferenciado e distribuição de máscaras de proteção contra a Covid-19 com o slogan “Doe sangue, doe vida”.
Para fazer parte desta campanha, o agendamento para a doação é imprescindível, visando evitar aglomerações em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A diretora do NHR, a biomédica Maria Fernanda Macedo de Aguiar, informou como deve ser feito o agendamento em meio à pandemia, lembrando quais são os requisitos básicos para doar sangue.
— Para fazer a doação, basta agendar pelo telefone do Núcleo de Hemoterapia: (24) 3381-4834. Depois, é só comparecer na hora marcada para o procedimento na sede do NHR, que funciona ao lado do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, munido de documento oficial com foto. O doador deve apresentar boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50kg e usar máscara de proteção. Deve ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido realizada até 60 anos; menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. O doador não pode estar gripado nem resfriado. Quem foi infectado por Covid-19 com sintomas leves, pode doar após 30 dias contados a partir do término dos sinais da doença. Para manter o estoque em dia, é necessária uma média de 15 doações diariamente – frisa.
O NHR também está aberto para firmar parcerias com empresas da região, com o objetivo de aumentar a captação de doadores de sangue. Para ter acesso às informações, basta entrar em contato com o Hemonúcleo.
De acordo com a última atualização do Hemonúcleo de Resende, o estoque da unidade está precisando de doação, urgentemente, dos seguintes tipos sanguíneos: A negativo; B negativo; AB negativo; O positivo; e O negativo. Todos estes tipos sanguíneos estão em níveis críticos. Devido ao baixo estoque deste tipos de sangue, a reposição deve ocorrer urgentemente, já que o Hemonúcleo de Resende atende hospitais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Vale destacar os níveis do estoque dos demais tipos: A+ em alerta; B+ estável; e AB positivo estável.
Palavras chaves: Junho Vermelho, Núcleo De Hemoterapia De Resende, Campanha De Doação De Sangue, Estoque