Assistência Social e Direitos Humanos

09/04/2012

Jovens atendidos pela Secretaria de Assistência Social participarão de passeio ao Museu Imperial de Petrópolis

Atividades do programa acontecem em 4 bairros de Resende

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Nesta quarta-feira, dia 11 de abril, adolescentes com idade entre 15 e 17 anos que participam em Resende do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens - foto)  realizam um passeio ao Museu Imperial, na cidade serrana de Petrópolis. Este será o primeiro dos quatro passeios previstos para 2012, conforme informou a coordenadora do Programa, Rita de Cássia Monerrat.

Implantado em Resende a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal, o PROJOVEM atende 90 adolescentes com atividades recreativas, culturais e de cidadania nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Estas unidades funcionam nos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca.

Graças ao PROJOVEM, a Prefeitura está ampliando suas ações com o objetivo de garantir a inclusão social de adolescentes provenientes de famílias de baixa renda do Município. Entre as atividades desenvolvidas para os adolescentes inscritos no programa estão aulas de dança, maracatu e capoeira, além de coral, viagens e participação em palestras onde são debatidos temas como meio ambiente, gravidez na adolescência, ética, respeito, cidadania e mercado de trabalho. Sete profissionais da Prefeitura, como professores e uma assistente social, participam do projeto.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, cuja pasta coordena as ações do projeto, lembra que para serem beneficiados com o Programa, os interessados precisam estar matriculados em alguma escola da cidade, pertencer a famílias beneficiadas com os recursos do Programa Bolsa Família em Resende, apresentar um documento de identidade e uma autorização emitida pelos pais ou responsável. Estas são as regras básicas, mas há casos de exceção para jovens que vivem em situações de risco, nas ruas, sujeitos a atos de violência.

Mensalmente, o Governo Federal envia à Prefeitura cerca R$ 6.400,00 para a manutenção de cada um dos núcleos, onde cada jovem pode permanecer por até dois anos, ou até completar 18 anos de idade.

- A importância deste programa para o Município pode ser classificada como surpreendente, pois, através dele, muitos passaram a ter uma atividade de inclusão social, e tiveram sua atenção despertada para questões relacionadas à valorização da família e ainda se interessando mais pelos estudos - declarou Marly.

A titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura informou também que uma parceria entre a administração municipal e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) tem possibilitado aos jovens inscritos no programa a participação em cursos de qualificação profissional.

No ano passado,  por exemplo, 25 estudantes atendidos pelo PROJOVEM participaram de cinco cursos sobre os módulos Atendimento ao Público, Técnicas de Vendas e Técnicas de Estoque, dentro da proposta da Prefeitura em incrementar o comércio como atividade econômica de Resende.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL