25/07/2011

Jogos Militares: Organização destaca importância da parceria com Hospital de Emergência

"O atendimento na unidade médica superou as expectativas", diz tenente do Exército

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Hospital Municipal de Emergência foi referência no atendimento médico aos atletas que participaram da modalidade de paraquedismo dos Jogos Mundiais Militares.

A competição ocorreu em Resende na semana passada em dois locais: na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e no Aeroporto Agulhas Negras (foto), cujas obras de melhorias foram entregues pela Prefeitura no dia 16, numa cerimônia que contou com a presença do general comandante da AMAN,  Júlio César de Arruda.

Os atletas de diversos países tiveram à disposição um leito de CTI exclusivo, exames, como raio X, curativos e toda a estrutura disponível aos casos de urgência.

- Essa colaboração do Hospital de Emergência foi fundamental para a realização dos Jogos Militares em Resende. O atendimento na unidade superou as expectativas – declarou o médico tenente Maurício Santos Pinheiros, um dos militares responsáveis pelo sistema de assistência médica da competição, acrescentando que até sexta-feira, dia 22, três atletas que disputavam os jogos receberam atendimento no hospital.

O leito disponibilizado aos Jogos Militares na unidade médica é destinado à INB (Indústrias Nucleares do Brasil), através de um convênio com a Prefeitura. Para garantir a assistência aos atletas, ele foi equipado pela AMAN com todos os aparelhos, entre eles respirador e monitorador multiparâmetro.

Antes de ser escolhido como referência no atendimento aos atletas, o Hospital de Emergência passou por uma avaliação da supervisão técnica da área de saúde da organização dos jogos. O tenente Maurício Santos Pinheiros foi um dos responsáveis por esta análise.

Mais de 350 competidores, representando 46 países, participam dos Jogos em Resende, uma das quatro cidades fora da capital (Rio de Janeiro) a sediar parte da programação do evento.

Na AMAN, foram disputadas as provas de Precisão Aterragem em Grupo (PAG) e Precisão de Aterragem Individual (PAI). Já no Aeroporto Municipal, aconteceu a prova de Formação em Queda Livre.

Além de oferecer o suporte no atendimento médico de emergência, a Prefeitura ampliou os serviços de melhorias no Aeroporto Agulhas Negras, realizando trabalhos de roçada e capina em toda a área; reparos nas cercas de proteção; e limpeza no estacionamento do Parque de Exposições, entre outras ações.

Os hangares do aeroporto, com apoio da AMAN, receberam melhorias no piso, cobertura e serviços de pintura. Ainda foram realizados serviços de recapeamento asfáltico da Rua da Aviação até as proximidades dos hangares. O aeroporto ganhou um gerador, cuja cessão também teve o apoio da AMAN.

Por sua vez, os trabalhos de poda de árvores e de vegetação baixa em todo o perímetro do aeroporto, na área operacional e na área de pouso dos paraquedistas coube à AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, além da limpeza de toda a área do aeroporto, incluindo as estradas de acesso.

- A parceria entre a Prefeitura e a Academia Militar das Agulhas Negras para a realização dos Jogos Militares em Resende mostrou o quanto é importante o trabalho de mãos dadas entre as duas instituições para a cidade. Por meio da competição, o nome do nosso município ficou ainda mais em evidência no cenário nacional. Ao mesmo tempo, a escolha do Hospital de Emergência como unidade para o atendimento dos atletas representou um reconhecimento importante ao trabalho da Prefeitura no sentido de tornar o hospital uma unidade cada vez mais eficiente – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

Palavras chaves: RECONHECIMENTO