13/07/2011

Torneio acontece nesta sexta-feira em escola da Vila da Fumaça

Jogos da Terra vão reunir 500 estudantes da Zona Rural

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a FUNRESP (Fundação Resende Esportes), a Prefeitura promove nesta sexta-feira, dia 15, na Escola Municipal João Rodrigues (Vila da Fumaça),  a edição 2011 dos “Jogos da Terra”.

Participarão do torneio aproximadamente 500 alunos da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental de  15 escolas  localizadas na zona Rural do Município.

O evento acontecerá de 9 às 15 horas. Entre as modalidades esportivas da competição destacam-se as seguintes:  prova de ordenha, serra o sarrafo, laçar o bezerro, corrida de velocípede, vôlei gigante, basquete e cabo de guerra.

Haverá ainda um parquinho com brinquedos infláveis, distribuição de lanche, e troféus de participação para todas as escolas, além de medalhas aos participantes.

Segundo a secretária Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, “o objetivo do evento é proporcionar uma competição sadia entre os estudantes, visando despertar neles o espírito de cooperação e integração, além de incentivá-los à prática esportiva”.

Participarão dos Jogos da Terra as escolas municipais Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Campo Alegre (Campo Alegre), Chico Mendes (Fazenda da Ponte), Fênix (Fazenda Campo Alegre), Francisco de Souza Aguiar (Fazenda Bagagem), Francisco Tavares Rezende (Fazenda Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Jacuba (Jacuba), João Rodrigues (Fumaça), Luiz Pistarini (Bulhões), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari),  Rio Preto (Rio Preto),  Santa Maria (AMAN), Alberto Ferraz (Capelinha)e São Vicente Ferrer (Fumaça).

O prefeito José Rechuan (DEM) lembra que o investimento na educação oferecido aos estudantes das escolas rurais também tem sido uma das prioridades da Prefeitura no setor.

Ele cita o início da construção de mais uma escola na Vargem Grande como “uma das realizações que mostram a determinação da administração municipal em trabalhar pelos moradores de toda a cidade, incluindo as comunidades da Zona Rural”.

O prefeito destacou ainda a revitalização da Escola Municipal Francisco de Souza Aguiar (Bagagem), ocorrida no ano passado.

- Paralelo à reforma e à construção de escolas, a nossa administração tem desenvolvido ações também com o objetivo de promover a qualidade de vida da comunidade escolar, na área urbana, e na zona rural também. Os alunos das escolas rurais, por exemplo, receberam um filtro de água, cada um. Esta medida, aparentemente simples, é de uma importância fundamental no sentido de ampliar as condições de uma vida mais saudável para a nossa população – disse Rechuan.

Na foto, a edição do ano passado dos Jogos da Terra.

Palavras chaves: COMPETIÇÃO