30/07/2010

Nova Alegria receberá Programa Saúde da Família

Itapuca e Morro do Cruzeiro terão novos postos de saúde

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou nesta sexta-feira, dia 30, a construção de mais duas unidades de saúde, uma no bairro Morro do Cruzeiro e outra na Itapuca. Os recursos de R$ 400 mil destinados à realização das obras foram obtidos pela Prefeitura por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Doutor Paulo César (PR-RJ) inserida no orçamento da União. Cada unidade custará R$ 200 mil, e o início das obras está previsto para novembro. O Morro do Cruzeiro já conta com uma unidade de saúde, que funciona como módulo do Programa Saúde da Família em um imóvel alugado e atende cerca de 3.200 pessoas. O novo posto será construído no terreno ao lado da creche do bairro, em local escolhido pela própria comunidade, durante reunião do Conselho Local de Saúde. O secretário de Saúde do Município, Daniel Brito, afirmou que a construção da sede própria do posto vai gerar uma economia aos cofres públicos. - Com esta economia de recursos, a Prefeitura terá condições de realizar outros investimentos na área da saúde pública – disse o secretário. Já no bairro Itapuca, onde também já existe um posto de saúde, duas equipes do Programa Saúde da Família atuam na mesma unidade, ao lado do Centro de Juventude, sendo responsáveis pelo atendimento de mais de 5.500 moradores. A construção de uma nova unidade no bairro vai melhorar as condições de assistência aos pacientes e de trabalho para os profissionais. - Muitas vezes, o espaço fica pequeno para todos os pacientes. Através da construção da nova unidade, vamos dividir os cidadãos cadastrados neste módulo do Programa, que terão mais espaço e conforto no atendimento. Pretendemos ainda reformar depois o módulo já existente na comunidade – adianta o secretário. Para este ano, a Prefeitura prevê também a construção de mais duas unidades do Programa Saúde da Família, uma no conjunto habitacional Nova Alegria e outra no Bairro Cabral. Os dois postos também serão construídos com recursos federais da ordem de R$ 400 mil (R$ 200 mil para cada uma das unidades). Atualmente, o posto já existente no Bairro Cabral reúne duas equipes do Programa Saúde da Família, que atendem cinco mil moradores. O Nova Alegria ainda não tem nenhum posto de saúde, e a construção do módulo do Programa Saúde da Família no bairro vai beneficiar 2.550 pessoas (700 famílias). OBRA EM ANDAMENTO - Iniciada no primeiro semestre pela Prefeitura, a construção da unidade médica da Liberdade, que também vai abrigar um módulo do Programa Saúde da Família, estará concluída em outubro. Cerca de 3.800 pessoas vão ser atendidas na unidade, o que representará 1.065 famílias beneficiadas. Dos R$ 371 mil liberados para a obra, R$ 227 mil são provenientes de recursos municipais e os R$ 144 mil restantes correspondem a verbas provenientes do Governo Federal. Na avaliação da diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno, “a construção e a reforma de unidades do Saúde da Família mostram o comprometimento do atual governo com a atenção básica na área da saúde pública, que tem como foco principalmente a prevenção de doenças”. Desde o início do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde já reformou as unidades de saúde dos bairros Cabral, São Caetano, Baixada Olaria, Jardim Beira Rio e Jardim Alegria (foto). Nos próximos meses, vão ser reformados os postos médicos do Jardim Primavera, da Vila Vicentina e do Surubi.
Palavras chaves: NOVAS UNIDADES