03/03/2011

Relatório mostra crescimento da arrecadação do imposto a partir de 2009

IPTU: Prefeitura oferece mais um desconto para pagamento da cota única

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Os contribuintes que pagarem a cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) até a próxima quinta-feira, dia 10 de março, vão ser contemplados com o desconto de dez por cento. Este será o segundo benefício concedido pela Prefeitura aos proprietários de imóveis que quiserem quitar o imposto de uma só vez: no primeiro prazo de pagamento da cota única, vencido no dia 10 de fevereiro, o desconto oferecido foi de quinze por cento. Um novo levantamento da Secretaria Municipal de Finanças aponta o crescimento da arrecadação gerada pelo recolhimento da cota única do IPTU a partir do primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (DEM). Em 2009 foram arrecadados cerca de R$ 4 milhões. No exercício seguinte (2010), a receita gerada pelo recebimento da cota única subiu para R$ 5,3 milhões. Neste ano (2011), a cota única vencida no dia 10 de fevereiro já gerou uma receita de R$ 5,56 milhões aos cofres públicos. Aproximadamente 14 mil contribuintes efetuaram o pagamento dentro deste prazo, obtendo, portanto, o desconto de 15 por cento. O secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, reafirmou o seu entendimento de que o crescimento da arrecadação proveniente da cobrança dos impostos e taxas municipais “mostra que o cidadão se conscientiza cada vez mais sobre a importância de estar em dia com a Prefeitura para que o governo municipal possa ampliar o volume de obras e serviços na cidade”. Para Viegas, “as melhorias implementadas no DAT (Departamento de Arrecadação Tributária - foto) também vêm contribuindo para o incremento da receita municipal”. Além do treinamento oferecido aos servidores, o setor ganhou novos equipamentos, entre eles computadores novos. No final do mês passado, a Secretaria de Finanças tinha divulgado um relatório detalhando o crescimento da arrecadação da dívida ativa (impostos municipais em atraso), que cresceu 29,19 por cento, passando de R$ 2, 9 milhões em 2009 para R$ 3,75 milhões no exercício seguinte (2010). Os contribuintes do IPTU que não pagarem a cota única até o dia 10 de março vão perder o desconto de dez por cento. A partir desta data, eles poderão efetuar o pagamento em dez parcelas com cinco por cento de desconto em cada uma das mensalidades, desde que as prestações sejam quitadas até os dias de vencimento. As datas de vencimento se encontram informadas nos respectivos carnês.
Palavras chaves: ECONOMIA