Fazenda

03/01/2012

IPTU: Prefeitura oferece dois descontos para cota única

Recursos do imposto são aplicados em obras e serviços

IPTU: Prefeitura oferece dois descontos para cota única

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura de Resende divulgou hoje as informações sobre o recolhimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), correspondente ao exercício de 2012. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, os contribuintes que optarem pela quitação do carnê em cota única vão ser contemplados com descontos de 15 por cento (pagamento até o dia 29 de fevereiro) e dez por cento (pagamento até o dia 10 de março). Já o pagamento parcelado terá um desconto de cinco por cento em cada mensalidade, desde que a quitação das parcelas ocorra até o prazo fixado nos respectivos carnês. Neste ano, a Prefeitura espera arrecadar R$ 12 milhões com a cobrança do imposto, o que representa dez por cento a mais do que o recolhimento ocorrido no exercício do ano passado (2011). O IPTU é considerado uma das principais fontes de arrecadação própria do Município e as verbas provenientes da sua cobrança podem ser aplicadas em obras e serviços executados pela administração municipal. Entre estas obras estão as seguintes: asfaltamento de ruas (foto), revitalização do sistema viário da cidade, recuperação de duas pontes sobre o Rio Sesmarias danificadas pelas fortes chuvas de 2010, obras de prevenção contra chuvas na região da Grande Alegria e na região do Surubi, além da reforma de quadras esportivas. A distribuição dos carnês aos donos dos 27 mil imóveis cadastrados pela Prefeitura começa nos próximos dias por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mas os contribuintes que não receberem o documento devem retirá-lo pessoalmente no DAT (Departamento de Arrecadação Tributária) ou através da página da Prefeitura na internet. Localizado no Centro Administrativo da Beira-Rio, o DAT funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, sem intervalo para almoço. Com relação ao site da Prefeitura, o endereço eletrônico da administração municipal é www.resende.rj.gov.br. O pagamento do IPTU poderá ser feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Itaú ou em qualquer casa lotérica.
Palavras chaves: ARRECADAÇÃO