05/03/2010

Imposto garantiu recursos para várias obras e serviços em 2009

IPTU: Prazo para pagamento com desconto termina quarta-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Na próxima quarta-feira, dia 10 de março, os contribuintes terão a segunda e última oportunidade de quitarem, em cota única, o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), emitido pela Prefeitura. O desconto concedido será 10 por cento. O pagamento poderá ser feito nas agências dos bancos Itaú, do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou em qualquer casa lotérica. A arrecadação do IPTU gera recursos para obras e serviços na cidade (foto). Segundo o secretário municipal de Finanças, Renato Viegas, até agora a Prefeitura conseguiu arrecadar R$ 4 milhões e 400 mil com o pagamento do imposto, cujos carnês foram distribuídos no começo do ano. A expectativa é a de que, até o final deste ano, a arrecadação total chegue se aproxime de R$ 14 milhões e 500 mil no total. O primeiro prazo para o pagamento em cota única, com direito a desconto de 15 por cento, terminou no dia 10 de fevereiro. Com o novo prazo de quitação do imposto através da cota única, fixado para o dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Finanças espera receber mais cerca de R$ 2 milhões e 500 mil. O secretário Renato Viegas lembra que, além dos incentivos estabelecidos este ano na cota única, a Prefeitura está oferecendo um desconto de cinco por cento em cada mensalidade aos proprietários de imóveis que optarem pelo pagamento parcelado – no total, são 11 parcelas. Neste caso, o incentivo só vai ser concedido aos contribuintes que quitarem as parcelas rigorosamente em dia. Em 2010, a Prefeitura emitiu 48 mil carnês, sendo 10.340 referentes a terrenos e 37.169 correspondentes a imóveis edificados, incluindo as propriedades isentas no pagamento, que são as seguintes: imóveis residenciais com valor de até R$ 29.076,13; imóveis não residenciais com valor de até R$ 11.630,45; e terrenos avaliados em até R$ 5.815,22. Aposentados e pensionistas donos de imóveis no valor de até R$ 93.043,64, e renda mensal de até R$ 2.093,00, são beneficiados com desconto de 50 por cento, desde que residam no local.
Palavras chaves: ECONOMIA